Capítulo Cento e Trinta: Um Jovem Coreano Gago
O primeiro a saber do desenrolar da guerra entre Qin e Zhao não foi Zhao, nem Wei, mas sim Han.
Não se sabe desde quando, Han tornou-se apenas um espectador. De uma nação valente, famosa por suas bestas poderosas, transformou-se em um observador das guerras dos outros reinos. Ocasionalmente, até participava, mas, na maioria das vezes, era forçado a fazê-lo. Nos últimos anos, Han nunca obteve qualquer vitória militar significativa.
As poucas vitórias que alcançou ocorreram quando seguia outros suseranos para atacar Qin, ou quando acompanhava Qin para atacar Chu, ou ainda quando se juntava a Yan para atacar Qi. Nessas vitórias, nenhum aliado estava disposto a compartilhar os espólios com Han; pelo contrário, todos preferiam arrancar um pedaço da carne do fraco reino coreano. Quando Wei falhou ao atacar Qin, o rei de Wei, furioso, ordenou a invasão de Han. Quando Qin foi derrotado pela coalizão, o rei de Qin, em fúria, atacou Han.
Zhao atacou Han e foi repelido por Qin; o rei de Zhao, enfurecido, aliou-se a Qi para atacar Han novamente.
Quando Wei e Zhao atacaram Han, este pediu ajuda a Qin. Bai Qi, furioso, após derrotar Wei e Zhao, aproveitou o ímpeto e também subjulgou as tropas de Han.
Comparado aos reinos de Qin, Zhao e Wei, que lutavam até a morte, o povo de Han parecia bastante tranquilo.
Os jovens nobres subiam em suas carruagens, alegres, saindo para caçar e apreciar a estação em que tudo renascia. Ocasionalmente, chamavam os camponeses que trabalhavam arduamente à beira da estrada para lhes dar algumas recompensas, exibindo sua linhagem aristocrática. Ao longo do caminho, conversavam e riam. Às vezes, moças jovens e belas traziam comida para seus pais que lavravam a terra, e, nesses momentos, os jovens nobres cantavam ou montavam a galope, fazendo de tudo para atrair a atenção delas.
As carruagens paravam na beira da estrada, os cavalos baixavam a cabeça, enterrando-a nas mãos dos cocheiros para comer a ração. Os jovens nobres, sentados em grupos sobre esteiras, discutiam em voz alta a situação entre os reinos e os conhecimentos de cada escola de pensamento. Por vezes, as moças os observavam furtivamente, e não raro acontecia de alguma se aproximar para puxar conversa. Sempre que um jovem nobre era convidado por uma delas, sorria para os companheiros ao lado, como se estivesse exibindo um troféu.
As jovens reuniam-se, observando secretamente os rapazes à distância.
— Olhem... aquele ali, no canto, que beldade... — sussurravam, os olhos fixos em um jovem.
O rapaz parecia ter acabado de atingir a maioridade, mas suas feições eram um tanto infantis. Se os outros nobres eram belos, ele era, acima de tudo, adorável. Era diferente; enquanto os outros se reuniam para discutir grandes assuntos, ele apenas seguia um velho camponês, perguntando-lhe algo com entusiasmo. O camponês parecia nervoso, sem querer falar muito, mas o jovem persistia atrás dele, piscando seus olhos grandes e ingênuos.
— Velho... senhor... quanto de grão o senhor... após... após pagar os impostos... quanto resta, afinal? — O rapaz segurava um pincel em uma mão e uma tábua de bambu na outra, observando o idoso com curiosidade. O velho soltou um longo suspiro e disse, impotente: — Eu realmente não sei, por favor, deixe-me em paz... no ano passado, cheguei a mendigar por comida. Agora é época de arar, não posso perder tempo.
— Velho... senhor, pode trabalhar, não vou... não vou atrapalhar, só estou... perguntando. — O rapaz pegou o pincel e anotou seriamente: — A severidade do trabalho forçado até o levou a... mendigar para sobreviver. — O velho suspirou novamente e disse: — Não foi bem assim. — Ele pousou a ferramenta, pensou um pouco e continuou: — Na época do plantio de primavera do ano passado... eu estava lavrando aqui...
— Cansado, descansei sob aquela árvore... veja, ali mesmo! — O velho apontou para longe, o rapaz olhou e assentiu.
— De repente, um coelho correu contra a árvore e quebrou o pescoço. Levei o coelho para casa e fiz uma boa refeição. Depois disso, passei a procurar coelhos por toda parte e negligenciei o cuidado com a terra. Se não fosse pela ajuda dos vizinhos, ah, receio que não teria visto este ano.
Os olhos do jovem brilharam e ele começou a anotar apressadamente. Ao ver o rapaz escrever, o velho implorou: — Por favor, não registre isso. Se tal coisa se espalhar, não terei rosto para viver. — O jovem piscou os olhos e disse: — Eu... eu direi... que foi um homem de Song, não direi... que foi o senhor.
— Mas por que você registra essas coisas?
— Tenho grande utilidade para elas... aqueles que só enxergam o pequeno ganho imediato... e... e abandonam a raiz... dificilmente conseguirão viver. — O rapaz dizia, gaguejando, e perguntou em seguida: — O senhor tem outras histórias? — O velho balançou a cabeça e não disse mais nada.
O jovem suspirou longamente e disse: — Na verdade... o trabalho forçado e os impostos... ainda são pesados demais... não são?
O velho olhou para o rapaz, baixou a cabeça e, sem dizer nada, voltou ao trabalho.
O jovem ainda pensava quando, de repente, uma moça aproximou-se timidamente, puxou-lhe a manga e perguntou: — O senhor já é casado?
O jovem olhou-a, atônito, e balançou a cabeça.
— O senhor poderia passear comigo?
O rapaz abriu um sorriso, assentiu e seguiu a moça para longe do campo. Ao redor, vários jovens nobres rangiam os dentes, observando-o com inveja. Alguém comentou: — Quem disse que ele é lento? Pelo visto, ele não é nada lento quando se trata de encontrar uma beldade! — Os outros riram e disseram: — Se soubéssemos que era assim que se conseguia uma moça, também deveríamos ter ido conversar com um camponês.
Han Fei caminhava ao lado da moça. A primavera estava em seu auge, e ela, envergonhada, baixava a cabeça, ignorando os olhares de ciúme das outras moças enquanto observava furtivamente o jovem de aparência ingênua ao seu lado.
Han Fei finalmente olhou para ela e perguntou, sorrindo: — Por favor... quanto de tecido a senhorita... consegue tecer por ano? E quanto deve entregar... de imposto?
A moça ficou boquiaberta.
...
Quando Han Fei, balançando a cabeça, voltou frustrado para perto de seus companheiros, eles perguntaram, rindo: — Será que ela também despreza um nobre como você? — Han Fei balançou a cabeça, não respondeu, sentou-se e começou a escrever seriamente. Han Fei tinha um temperamento estranho e não se enturmava; seus companheiros não tinham uma boa relação com ele e, se não fosse pelo seu status, teriam o insultado há muito tempo.
— Ouvi dizer que o Senhor Mafu de Zhao é um homem benevolente e virtuoso. Ele derrotou o Senhor Wu'an de Qin na cidade de Wu'an. O Senhor Wu'an nunca havia sido derrotado em toda a sua vida; ele provavelmente nunca imaginou que cairia nas mãos do Senhor Mafu.
— Errado, ouvi dizer que na grande batalha, ambos os lados tiveram inúmeras baixas. O Senhor Wu'an agora ocupa Shangdang, impedindo os homens de Zhao de persegui-lo. O povo de Qin veio justamente por causa de Shangdang, portanto, o Senhor Wu'an não pode ser considerado derrotado.
— Dizem que o Senhor Mafu não é muito mais velho que nós... e já é famoso no mundo todo. Ah, se o Rei me nomeasse general, eu também gostaria de enfrentar Bai Qi.
Os jovens nobres discutiam a guerra. Falavam das enormes baixas de ambos os lados com um certo prazer mórbido; para eles, não havia diferença entre Qin, Zhao ou Wei. Se todos morressem no campo de batalha, seria melhor ainda. Por isso, suas opiniões eram carregadas de sarcasmo, e houve até quem sugerisse beber para celebrar o fato de terem se destruído mutuamente. Eles conversavam alegremente, sem notar que o rosto de Han Fei, ao lado, tornava-se cada vez mais vermelho.
Ele apertava o pincel com tanta força que suas mãos tremiam.
— Hahaha, por causa de Shangdang, centenas de milhares morreram, e no fim, ainda foram os homens de Qin que ocuparam o lugar. Para mim, Zhao sofreu inúmeras baixas e não ganhou nada. Aquele Senhor Mafu deveria ser punido, não recompensado.
— Bang! — Naquele momento, o pincel na mão de Han Fei foi arremessado com violência, atingindo em cheio a testa do nobre. O rapaz gritou, levantou-se num salto e encarou Han Fei com fúria. Han Fei levantou-se lentamente, fixando o olhar no nobre. Seu rosto estava completamente vermelho. Apontando para o rapaz, ele disse, furioso: — Shangdang... Shangdang é terra de... de Han... Qin e Zhao estão lutando em nossas... em nossas terras...
— Toda vez que ouço isso... eu... eu fico... — Quanto mais agitado ficava, menos Han Fei conseguia falar. Seu corpo tremia, incapaz de expressar o que sentia. De repente, começou a chorar; as lágrimas escorriam sem parar. O jovem que fora atingido saiu enfurecido, e os outros nobres seguiram-no. Os cavalos relinchavam enquanto todos partiam, deixando para trás apenas um Han Fei desolado, abraçado às suas tábuas de bambu, chorando amargamente.
O velho cocheiro aproximou-se e ajudou o jovem mestre a levantar-se.
Sentado na carruagem, Han Fei olhava atônito para tudo ao redor: os camponeses ocupados, os funcionários que discutiam assuntos inúteis, os mercadores apressados, os espadachins que riam alto enquanto olhavam para as moças. Gradualmente, ele franziu a testa e disse seriamente: — Xun Gong, eu preciso... preciso buscar aprendizado. — O velho cocheiro, que conduzia a carruagem, assentiu.
Han Fei sempre fora uma pessoa inquieta. Com apenas vinte anos, já havia visitado muitos lugares. Gostava de observar diferentes regiões e registrar o que ouvia. Ele sempre carregava um pincel e tábuas de bambu; se não escrevesse algo todos os dias, sentia-se extremamente irritado. À primeira vista, parecia um jovem lento, mas seu temperamento era explosivo. Muitas vezes, no pátio de sua casa, ele insultava os funcionários que iam visitá-lo.
Ele não tinha amigos; vivia perdido em seus próprios pensamentos.
Sentia que Han — não, o mundo inteiro — estava doente. Ele precisava encontrar uma cura e acreditava piamente que, um dia, encontraria em algum lugar o remédio para essa enfermidade.
O velho refletiu por um momento antes de dizer: — Ouvi dizer que Xunzi, de Zhao, tornou-se magistrado em Lanling, no reino de Chu. Muitos estudiosos têm viajado para lá para aprender com ele sobre como governar o país. Seu talento é conhecido por todos sob o céu. O senhor pode ir a Chu e perguntar a Xunzi sobre as questões que o afligem. — Han Fei hesitou e perguntou: — Magis... magistrado?
— Sim, os bárbaros de Chu... surpreendentemente permitiram que alguém como Xunzi fosse magistrado.
— Não... não quero aprender com um confucionista. Ele... ele não... não conseguirá curar... curar a doença. — Han Fei rejeitou a ideia.
O velho sorriu e disse: — Xunzi é diferente dos outros confucionistas, o senhor deve saber disso. Ele é um confucionista que elogia o sistema de Qin. Se não fosse pelo seu enorme prestígio, os outros confucionistas já teriam se reunido para atacá-lo pelos princípios que prega.
— Não... não vou aprender com ele. Vou... vou aprender com o Senhor Mafu. — Han Fei declarou seriamente.
O velho arregalou os olhos, perguntando, confuso: — Embora o Senhor Mafu também seja um homem virtuoso, nunca ouvi dizer que ele possuísse conhecimentos sobre a administração do Estado. — Han Fei respondeu: — Ouvi... ouvi dizer que Xunzi afirmou que o Senhor Mafu já domina os mais... mais... profundos princípios, algo que ele mesmo não pode superar.
— Isso foi apenas um sinal de humildade de Xunzi. Como o Senhor Mafu poderia ter mais talento que Xunzi?
— Não... Xunzi... não... não mentiria.
Ao ouvir isso, o velho sentiu-se impotente. No entanto, seu jovem mestre não podia ser dissuadido. Ele era teimoso; uma vez que decidia algo, não mudava de ideia nem cedia. Quando a carruagem retornou ao pátio, Han Fei pediu ao velho que preparasse cavalos. Parecia que ele queria partir sozinho para Zhao. O velho, naturalmente, tentou impedi-lo, argumentando que havia ladrões e soldados desertores na estrada, e que não poderia deixá-lo partir sozinho.
Mas Han Fei disse, com orgulho: ele tinha as bestas dos homens de Han, as espadas dos homens de Han e a coragem dos homens de Han.
Despediu-se da mãe e partiu apressado. Ela não disse muito; Han Fei raramente ficava em casa, e ela já estava acostumada.
O jovem montou em um cavalo alto e partiu, viajando para longe. Pelo caminho, hospedava-se nas casas do povo, que expressavam grande respeito pela chegada de um nobre; era uma honra imensa para eles. Diferente dos outros nobres, Han Fei não os desprezava; pelo contrário, desprezava qualquer um que não fosse o povo comum. Ele era o oposto de todos os outros aristocratas.
Não valorizava estudiosos, mercadores ricos, espadachins arrogantes, ou mesmo funcionários de alto escalão e nobres proeminentes.
Em vez disso, sentia-se muito próximo das pessoas comuns e dos soldados.
Ele perguntava sobre suas vidas, indagava sobre suas dificuldades e anotava tudo. Han Fei levava três cavalos; no lombo de dois deles, carregava suas tábuas de bambu — algumas já estavam cheias, outras ainda em branco. Ele observava, perguntava e caminhava. Não viajava muito rápido, mas seu semblante tornava-se cada vez mais pesado. Todas as noites, ao ler as tábuas de bambu que escrevera durante o dia, ele chorava silenciosamente.
...
Enquanto isso, Zhao Kuo também enfrentava grandes dificuldades.
O povo de Qin havia perdido a capacidade de atacar, mas não queria recuar, continuando a confrontar o povo de Zhao através do rio Dan. Era a época do plantio de primavera; os homens de Qin não tinham pressa, pois em sua terra natal ainda havia muitos camponeses para cultivar a terra. Eles podiam continuar a exaurir Zhao. Mas Zhao era diferente: seus homens jovens e fortes estavam todos reunidos no rio Dan e, num momento tão crucial, não podiam retornar.
Zhao Kuo não se atrevia a dispersar o exército precipitadamente. Se ele dissolvesse as tropas e Bai Qi atravessasse o rio, o que faria?
Foi então que Wei Wuji o procurou. Naqueles dias, Wei Wuji bebia frequentemente com Lian Po. Lian Po queria convidar Zhao Kuo, mas Wei Wuji o impediu, dizendo que Zhao Kuo não gostava de beber. Lian Po ficou surpreso — "Eu não sabia disso, como você, estando no reino de Wei, poderia saber?" — Mais tarde, Lian Po perguntou aos subordinados de Zhao Kuo e confirmou que o que Wei Wuji dizia era verdade.
O povo de Zhao passava fome, por isso ele não ousava beber.
Lian Po, lembrando-se do que os subordinados de Zhao Kuo lhe disseram, olhou para o vinho em sua mão, mas não conseguiu bebê-lo. Muitas vezes, ele detestava Zhao Kuo, pois, ao lado dele, sentia-se um homem pequeno, alguém que não se importava com a vida ou morte do povo.
Lian Po não queria mais beber com Wei Wuji. Este, por sua vez, encontrou Zhao Kuo, mas não para beber.
Zhao Kuo admirava aquele príncipe desprendido; em muitos aspectos, tinham pontos em comum. Por exemplo, ambos tratavam seus subordinados como amigos, com igualdade. Apenas Zhao Kuo não era tão desprendido quanto Wei Wuji; era muito mais melancólico. Sentados frente a frente, Wei Wuji sorriu e perguntou: — Você está preocupado com a questão do plantio de primavera?
Zhao Kuo assentiu e perguntou apressadamente: — Você tem alguma solução?
Wei Wuji respondeu: — Se eu puder resolver esse problema para você, convide-me para um banquete e beba comigo.
Zhao Kuo concordou.
Wei Wuji disse então: — Ordene que, se pai e filho estiverem no exército, o pai volte para casa. Se irmãos estiverem juntos, o irmão mais velho volte. Se for filho único e não tiver irmãos, que volte para cuidar dos pais. Assim, poderá permitir que a maioria dos soldados retorne ao campo para lavrar a terra. Eles não ficarão ressentidos por outros voltarem, pelo contrário, ficarão aliviados para lutar. Você terá um exército de elite, e a falta de grãos não será tão urgente quanto agora...
— Excelente!
Zhao Kuo levantou-se apressado, pronto para fazer uma profunda reverência a Wei Wuji, que o segurou pelo braço, olhando-o seriamente e sorrindo: — Não precisa de tantas formalidades, apenas beba comigo.