Capítulo 084 – Cobrando Dívidas
Foi Qin Shilang quem preparou pessoalmente esse remédio e explicou: “É só triturar minhocas até virarem uma papa e depois comer.”
“Comer diretamente?” O rosto do doutor Cao mudou de cor.
Qin Shilang respondeu: “Sim, a criança não consegue engolir, mas a minhoca é um bicho que vive na terra! É só tapar o nariz e engolir.”
O velho Huang, ouvindo ao lado, mostrava um semblante de compaixão. Minhocas carregam o ventre cheio de terra, como podem servir de alimento? Era, na verdade, comer barro. Assim, passou a duvidar um pouco das receitas caseiras que Qin Shilang mencionara no dia anterior.
Li Shiniang, ao notar a expressão desagradável do doutor Cao, sentiu-se um tanto embaraçada.
Cao estimou que já era hora, então alertou: “Alimentos e remédios ingeridos não podem ser tomados de qualquer forma. Essa receita para tosse ainda passa, mas essa das minhocas, melhor não usar novamente. Se trouxerem outras receitas caseiras, levem antes para o consultório ou mostrem a um farmacêutico, não custa esperar um pouco.”
Em seguida, pediu a Li Shiniang que o conduzisse até Qin Tao para examinar o pulso.
Foi a primeira vez que o velho Huang viu Qin Tao doente; se antes ainda guardava alguma mágoa por ele, ao vê-lo em pessoa, sentiu que ele era ainda mais digno de pena do que Jin Sui.
Qin Tao estava extremamente magro, pele e osso, com as maçãs do rosto salientes, órbitas fundas, olhar apagado, as faces afundadas, o cabelo seco e amarelado, sem cor, parecendo palha podre. O corpo afundado entre as cobertas, o volume sob o edredom era mínimo.
Tão frágil como papel, parecia às portas da morte.
Li Shiniang não suportava olhar para ele, desviou o rosto, com lágrimas nos olhos.
O doutor Cao manteve a expressão impassível e sinalizou para que Li Shiniang colocasse o travesseiro macio sob o pulso de Qin Tao.
Após algum tempo tomando o pulso, recolheu a mão, limpou-a com um lenço e pediu que Qin Tao trocasse de braço. Sua mão era ossuda, com veias bem aparentes no dorso.
Qin Tao fitava intensamente os olhos semicerrados do doutor Cao, depois baixou o olhar para aquela mão quente e delicada sobre seu pulso. A ponta dos dedos mostrava calos finos. Não se sabe o que lhe passou pela mente. Um sorriso estranho surgiu-lhe nos lábios por um instante, logo se desfez, e seu semblante tornou-se ainda mais sombrio, expondo toda a decadência de seu rosto.
No instante em que o pulso de Qin Tao acelerou repentinamente, o doutor Cao retirou a mão, limpou-a mais uma vez. O rosto permanecia sereno, mas por dentro estava intrigado. Prestes a anunciar seu diagnóstico, baixou os olhos e percebeu que havia um traço vermelho no braseiro ao lado da cama de Qin Tao.
Fingiu ponderar, limpando as mãos cuidadosamente e, sem demonstrar, olhou mais de perto até ter certeza de que era sangue, não uma brasa. Virou então o rosto, suspirando em silêncio.
Para um médico, coisas que os leigos consideram impuras não causam nojo.
Li Shiniang estava tomada de ansiedade, mas não ousava interromper o doutor Cao em seus pensamentos. Quando ele despertou, ela perguntou apressada: “Doutor Cao, afinal, como está a doença do nosso filho?”
A esposa de Tao, acostumada ao temperamento do marido, estava ao lado da cama. Diferente dos outros, não perdeu nenhum dos gestos de Qin Tao. Quanto ao sangue no braseiro, ela também viu, mas, tomada de raiva, preferiu não mencionar.
O velho Huang manteve-se em silêncio, refugiando-se na sala, fitando distraidamente um copo de chá grosseiro. Qin Dong e sua esposa faziam-lhe companhia.
Ver Qin Tao naquele estado era desolador. Ontem, ainda era um homem vivo, arrogante e mandão; hoje, jazia imóvel na cama.
De fato, tudo na vida é incerto.
Após a saída do velho Huang, o doutor Cao aproximou-se da janela, afastando-se do leito, e perguntou baixinho a Li Shiniang: “Seu filho costuma ter pesadelos à noite?”
O médico tocava exatamente nos pontos cruciais. Li Shiniang sentiu-se aliviada por tê-lo chamado, reacendendo sua esperança. Respondeu apressada: “Sim, à noite ele tosse e tem muitos pesadelos. O pai dele até pensou em chamar um monge para fazer um ritual, achando que poderia ter atraído algum espírito. Coincidentemente, dias atrás, um monge cego apareceu em nossa aldeia. Viu meu filho, agiu feito louco, disse que ele estava assombrado por uma alma penada e que só um grande ritual resolveria.
“Pensei que era um golpe por dinheiro e perguntei quanto queria. Ele exigiu cinquenta taéis, dizendo que, do contrário, meu filho não teria muitos dias de vida! Somos apenas camponeses, de onde tirar cinquenta taéis? Nem vendendo a família toda! Expulsei aquele monge maluco na hora...”
O doutor Cao não a interrompeu, e ela continuou a desabafar, até perceber que se alongara demais, sorrindo sem graça. Estava prestes a dizer algo, quando Qin Tao, de repente, perguntou: “Mãe, quanto o monge pediu mesmo?”
Li Shiniang, sem pensar, respondeu: “Cinquenta taéis. Por quê? Vi logo que não era monge de verdade. Monge sério não come carne, não bebe, nem tem aquela barriga enorme! Era claramente um charlatão, só queria enganar gente por dinheiro!”
Qin Tao não esperou que ela terminasse e soltou duas risadas sinistras, dizendo com voz sombria: “Então foi ela mesma que veio cobrar a dívida! Veio cobrar a dívida...”
Li Shiniang empalideceu de susto, correu até ele e repreendeu: “Não fale bobagem, quem veio cobrar dívida? Se vier, eu expulso! Filho, acalma o coração, ninguém veio cobrar nada. Tome os remédios direitinho, o doutor Cao é excelente, vai te curar...”
Li Shiniang chorava, tentando consolar o filho, que parecia perdido em algum mundo vazio, mas ela mesma não percebia o quanto seu coração palpitava de medo. Uma pessoa nesse estado falando em cobrar dívida... não seria a morte a cobrar?
O doutor Cao lançou um olhar pensativo para Qin Tao. Não precisava ouvir aquelas palavras, então afastou-se dois passos e explicou calmamente a Qin Shilang sobre a relação entre o corpo e a mente, concluindo: “... doenças da alma só se curam com remédios para o coração. Os pesadelos de Qin Tao causam grande perturbação, prejudicando os órgãos internos, o coração e o pulmão, além do estômago e dos ossos, levando à inapetência. O importante é fazê-lo se abrir e comer. Nisso, não posso ajudar muito, só posso receitar algo para aliviar o frio e a tosse.”
As palavras do doutor Cao tocavam o âmago das preocupações de Qin Shilang. Nos últimos dias, Qin Tao comia e logo vomitava, e se os remédios do curandeiro anterior só pioraram o quadro, foi por isso que decidiu recorrer ao caro doutor da Casa da Benevolência.
Qin Shilang assentiu, pensando em como poderia ajudar Qin Tao a se abrir, sem saber o motivo de tanta angústia.
Em pouco tempo, o doutor Cao já havia escrito a receita, abriu a caixa de medicamentos e separou algumas pílulas amarelas: “Estas são para abrir o apetite. Tome uma, espere meia hora e depois dê-lhe um pouco de mingau leve, sem óleo ou sal. Três vezes ao dia, uma pílula por vez.”
O doutor Cao pegou uma folha de papel, embrulhou as pílulas e entregou a Qin Shilang: “A receita está aqui. Podem comprar as pílulas prontas na farmácia ou os ingredientes para fazer o decocto, o efeito é o mesmo.”
Qin Shilang agradeceu sem parar, deixando de lado qualquer preconceito contra médicas, percebendo que, no fundo, as mulheres são mais sensíveis e atentas à situação das famílias pobres.
O doutor Cao guardou os utensílios de escrita na caixa.
Qin Tao, que murmurava, de repente elevou a voz num ataque de loucura: “Doutor, doutor, eu vou morrer? Quando vou morrer?”
Li Shiniang chorou: “É o catarro subindo à cabeça! Para de falar em morrer, quer matar sua mãe do coração!”
O doutor Cao hesitou um instante, depois respondeu num tom calmo, sem altos ou baixos, tão semelhante ao do doutor He, que quase se confundiam: “Ouça seus pais, coma e tome os remédios direitinho, você não vai morrer.”
Qin Tao pareceu decepcionado, murmurou: “Então vou continuar aqui, sofrendo ainda mais...”
Li Shiniang não aguentou mais, desatou a chorar, batendo de leve no filho: “Falar assim é querer que eu morra antes de você? Por que não desabafa? Guardar tudo faz mal, só piora seus sonhos!”
Depois virou-se para a nora, também chorando, e gritou, furiosa: “Você é esposa dele, dorme com ele todas as noites, como não sabe o que se passa no coração do seu marido? Para que serve, se nem cuida do próprio homem? Fui mesmo uma tola, escolhendo uma mulher de azar para meu filho!”
Empurrou a nora com força; desprevenida, ela caiu para trás, bateu a cabeça no armário e ouviu-se um estrondo. Atordoada, sentou-se no chão, apalpou a testa e, ao não ver sangue, ficou aliviada.
Levantou o olhar para Li Shiniang, que chorava sem parar, com ódio nos olhos.
O doutor Cao franziu a testa e desviou o olhar.
Qin Shilang, vendo a confusão em casa, sentiu-se desolado, sem ânimo para interferir nas brigas entre sogra e nora. Com o rosto vermelho, convidou o doutor Cao a sair: “A filha do velho Huang ainda espera. Deixe-me acompanhá-lo, não queremos que se incomode com os nossos problemas.”
As palavras do doutor deram-lhe segurança, não ficou tão desesperado quanto Li Shiniang ao ouvir o filho falar em desistir da vida.
Qin Tao, no fundo, só queria chamar atenção; ameaçou desistir algumas vezes, mas quando chegava a hora do remédio, gritava para a esposa preparar, e na hora da comida, mesmo sem apetite, pedia ovos e carne de porco, nada condizente com alguém prestes a morrer.
Mas a saúde de Qin Tao piorava dia após dia.
Qin Shilang lembrou-se das palavras do monge cego e gordo e cogitou recorrer ao ritual, só não sabia por onde andava o monge.
O velho Huang reprimiu a compaixão no olhar. Vizinhos de parede, ouvia claramente tudo o que se falava.
“Shilang, somos todos do mesmo vilarejo, não precisa me acompanhar.” Já do lado de fora, o velho Huang insistiu que Qin Shilang não fosse mais longe.
Qin Shilang, preocupado com a doença do filho e tendo que buscar os remédios, disse: “Doutor Cao, daqui a pouco vou preparar a carroça de bois e esperar na porta do velho Huang. Iremos juntos à vila buscar os remédios e depois voltaremos todos juntos.”