Capítulo 140 — Sogra e Nora

Espiga Dourada Qi Jiawu 2252 palavras 2026-03-25 03:24:05

“Vovô, por que diz isso?”

Na verdade, Jin Sui sabia o motivo. Até mesmo alguém tão ávido por riqueza quanto a senhora Xi não ousava levar os fósforos diretamente para vender. Embora o fósforo em si não fosse particularmente perigoso — servindo, no máximo, como um instrumento para acender fogo —, os materiais usados em sua fabricação podiam muito bem ocultar algum perigo imprevisível.

Contudo, ela não podia dizer isso abertamente e teve que indagar o velho Huang.

Jin Sui sempre carregara uma dúvida: considerando o passado da família Huang, antes do naufrágio, o vovô Huang deveria ser apenas um pescador. Como, então, ele pôde calcular com tanta precisão que aquelas duas peças de jade renderiam exatamente mil taéis de prata? A senhora Xi bem que podia ser conhecedora de antiguidades, ou talvez tivesse levado os pingentes à Prefeitura de Zhuli para serem avaliados por um especialista, mas era improvável que ela houvesse revelado isso ao velho Huang.

Pensando bem, a relação entre a senhora Xi e o velho Huang tinha algo de enigmático e indefinível. Não se tratava de uma ambiguidade sórdida, mas sim de um distanciamento constante entre eles, diferente da distância habitual gerada por hierarquia, sangue ou gênero entre sogro e nora. Jin Sui não sabia explicar bem essa sensação, sendo o traço mais evidente o fato de que a senhora Xi sempre mantivera o velho Huang afastado de sua neta.

Até mesmo Cui Mei notara tal precaução, embora nunca tivesse pensado muito a respeito, acreditando que antigamente o velho Huang mantinha distância da pequena Jin Sui apenas por preconceito contra as meninas.

Evidentemente, Jin Sui jamais discutiria a dinâmica de sogro e nora com o vovô Huang.

Com carinho, o velho Huang alisou suavemente suas marias-chiquinhas:
— Sui-niang, você ainda é jovem. Lembro-me de ter ouvido uma história quando era jovem. Nos tempos antigos — *será que agora não são os tempos antigos?* —, um homem fabricou belos artigos de vidro coloridos de vários tons e os apresentou ao Imperador da época. No entanto, no caminho de volta para sua terra natal, foi interceptado por bandidos de montanha e assassinado. Mais tarde, o comércio desse vidro acabou ficando inteiramente nas mãos da mansão do Príncipe Shen daquela época. Existe um provérbio que diz: 'O homem comum é inocente, mas portar tesouros é o seu crime'. É exatamente disso que se trata. Quando você possui algo precioso, mas não tem capacidade para protegê-lo, não deve deixar que os outros saibam, caso contrário, atrairá uma grande desgraça. Sui-niang, você entendeu?

Jin Sui assentiu prontamente com a cabeça, embora a decepção fosse evidente em seus olhos.

Contudo, o tom do velho Huang mudou repentinamente:
— Sua mãe nunca foi de agir com sensatez...

Os cantos da boca de Jin Sui se curvaram em uma careta.

O velho Huang soltou uma risada e prosseguiu de imediato:
— Mas, nesse assunto, ela soube guardar segredo muito bem. Do contrário, nossa família já teria se desfeito há muito tempo. Ela pelo menos tinha noção de suas próprias limitações, embora sua cobiça por fama e riqueza fosse excessiva, arriscando-se a salvar aquele jovem talvez com a intenção secreta de cobrar o favor depois... Mas de qual família seria aquele jovem?

Esta era a primeira vez que o velho Huang elogiava a senhora Xi.

Os lábios de Jin Sui se moveram e, hesitando por um momento, ela disse:
— Vovô, lembro-me de que a mamãe parece ter mencionado isso de relance uma vez, embora não saiba se me lembro direito. Ela disse que o jovem que salvara se chamava Yao.

— Yao? — O velho Huang franziu a testa, mergulhando em profunda reflexão.

O coração de Jin Sui sobressaltou-se. O vovô Huang havia se sentido tentado? Mas, logo em seguida, ela foi tomada pela apreensão. A senhora Xi não ousara comercializar os fósforos em tantos anos, e salvar um jovem acabou por custar-lhe a vida; para salvar sua única neta, o velho Huang bem que podia correr o risco e agarrar-se a essa última tábua de salvação.

Tomada por um repentino remorso e com o coração aos pulos, ela puxou o dedinho do velho Huang para atrair sua atenção:
— Vovô, Qin Mei disse que algumas das sementes de flores que plantei vieram do ultramar. Costumo ver nos jornais do governo que a batata-doce e a batata que comemos também foram trazidas de além-mar. Vovô, quero esperar até que elas germinem e ver se talvez deem frutos comestíveis. Quando chegar a hora, podemos vender isso, o que acha?

— É admirável que alguém tão pequena pense em algo tão distante — elogiou o velho Huang com um sorriso, antes de balançar a cabeça e ponderar: — Seu pensamento é bom, mas você se esqueceu: se houvesse algo comestível, por que os floricultores de Yangzhou não saberiam disso?

Jin Sui pensou consigo mesma: *será que no início o tomate não era considerado apenas uma planta ornamental?*

Contudo, ela não conseguiu retrucar.

Vendo a expressão de frustração estampada no rosto da neta, o velho Huang consolou-a:
— Quando o barco chegar à ponte, haverá um jeito de atravessar. Não se preocupe, apenas lembre-se do princípio que o vovô lhe ensinou.

— Sim.

O velho Huang folheou duas páginas do livro e de repente comentou:
— Na verdade, é inútil ficarmos aqui especulando no escuro. Os fósforos que sua mãe deixou são poucos, e cada um queima por tão pouco tempo que, mesmo se fôssemos vendê-los, não renderiam dinheiro algum. E nós simplesmente não conseguimos entender os caracteres escritos neste livro.

— Vovô, eu consigo entender! — respondeu Jin Sui prontamente.

Ela pesou os prós e os contras em sua mente e concluiu que, se houvesse uma oportunidade, ainda seria melhor comercializar os fósforos, de preferência em parceria com aquela família Chu. No entanto, faltava um intermediário de confiança, e era duvidoso que ela e o vovô Huang conseguissem sequer encontrar os membros da família Chu; mesmo que conseguissem, não havia garantia de que os Chu não imitariam a antiga família Shen, destruindo a ponte após a travessia.

Ao lembrar-se do artífice do vidro que fora assassinado, ela sentiu um calafrio percorrer-lhe a espinha.

— Hã? Você consegue entender?

— Sim — disse Jin Sui, recorrendo a uma desculpa que já havia preparado havia muito tempo. — Quando eu era pequena, a mamãe me ensinava esse tipo de caractere. Mais tarde, papai achou aquilo impróprio e passou a me ensinar a escrever pessoalmente.

Como as lições da senhora Xi costumavam acontecer em cômodos fechados, o velho Huang naturalmente não tinha como saber se aquilo era verdade.

Mas ele confiava que Jin Sui não mentiria para enganá-lo.

E, no entanto, Jin Sui estava justamente mentindo.

Temendo que ele não acreditasse, Jin Sui pediu ao velho Huang que apontasse aleatoriamente para um trecho, e ela o leu com tanta fluidez que o velho não teve alternativa senão acreditar.

— Quem sabe em qual família sua mãe foi reencarnada, pois ela tinha truques demais — murmurou o velho Huang balançando a cabeça. Ele guardou o objeto no lugar de origem, pegou Jin Sui no colo e saiu do quarto. Depois de lhe dar as recomendações habituais sobre a discrição, apressou-se em mandá-la dormir.

Jin Sui percebeu que, ao sair do gabinete secreto, a expressão do velho Huang estava consideravelmente mais suave. Ela deduziu que ele havia chegado a alguma conclusão, embora, por considerá-la jovem demais, ainda se recusasse a compartilhar seus pensamentos. Antes de adormecer, ele apenas reiterou que ela devia evitar preocupações excessivas.

Na manhã seguinte, o velho Huang não foi à cidade, mas sim aos campos para inspecionar o trigo. Shan Lan não o acompanhou, e ao meio-dia ainda não havia retornado.

Durante a refeição, o velho Huang parecia visivelmente inquieto, lançando olhares frequentes para o lado de fora. Incapaz de comer em paz, terminou a refeição pela metade e saiu pelo vilarejo à procura de Shan Lan, sem conseguir encontrá-lo de imediato.

Jin Sui também foi acometida por um mau pressentimento. Preocupada, Zhen Mei perguntou:
— Será que o irmão Shan Lan levou uma bronca do velho mestre e não ousa voltar para almoçar? Mas ontem à noite o velho mestre ainda o estava consolando, não foi?

Assim que terminou de falar, ouviram alguém bater com força na porta da frente. Zhen Mei perguntou em voz alta:
— Quem é?

— Zhen Mei, sou eu. — A voz do lado de fora soava soturna, carregada de um profundo desânimo.

Apressada, Zhen Mei abriu a porta e exclamou alegremente:
— Irmão Shan Lan, você finalmente voltou! O velho mestre não almoçou direito e esteve te procurando por toda parte!

Em seguida, viu que ao lado de Shan Lan estava um homem de meia-idade com uma barriga proeminente. Ao notar o olhar dela, o homem cerrou os olhos miúdos e brilhantes num sorriso. Zhen Mei sentiu um arrepio inexplicável na espinha.

Com o olhar sombrio, Shan Lan disse:
— Voltei. — E, virando-se para o homem gordo, acrescentou: — Senhor Qu, por favor, entre e sente-se na sala enquanto vou chamar o nosso velho mestre.