32. A gratidão do grande lagarto
A noite agitada passou como um suspiro. Quando o amanhecer do deserto finalmente surgiu, o Templo de Akunda e as ruínas que o cercavam já haviam sido completamente saqueados pelos piratas.
Assim que as caravanas das tribos de vulperas chegaram ao templo sob a luz da manhã, depararam-se com uma vasta pilha de objetos diversos amontoados na praça central. Orcs de pele verde, com os torsos nus e musculosos, continuavam a trazer itens pesados para aumentar o espólio. O bruxo orc, Olho Maligno, atuava como um "avaliador de tesouros". Embora seu discernimento não fosse necessariamente superior ao dos demais orcs, sua natureza de bruxo o tornava mais sensível à presença de itens imbuídos de magia. Ele seguia estritamente a ordem do capitão: apenas o que fosse valioso e fácil de transportar deveria ser mantido; o que fosse pesado demais seria descartado.
— Ei, raposinhas, venham aqui! Tenho algo a dizer a vocês.
Ao notar que os líderes das diferentes tribos de vulperas se reuniam e hesitavam em subir à plataforma, provavelmente intimidados pelos orcs fortemente armados que guardavam o tesouro, Blackthorne, que fumava seu cachimbo, acenou para eles. Com Eudora servindo de ponte para a comunicação, os líderes vulperas finalmente se sentiram seguros para se aproximar.
Os vulperas não formam uma sociedade matriarcal; tanto homens quanto mulheres podem ascender à liderança. Contudo, aqueles chefes eram muito mais velhos que Eudora. Ah, esses nativos indefesos e subdesenvolvidos do Deserto de Vol'dun eram, por incrível que pareça, uma raça de vida longa. Segundo Eudora, em condições normais, um vulpera pode viver até duzentos anos. Sob essa ótica, quase todas as raças de Azeroth possuem vidas longas, sendo a humanidade a única de vida curta, o que era um tanto deprimente. Mas isso tinha suas vantagens: a longevidade trazia uma sabedoria ponderada, uma perspicácia que dispensava explicações detalhadas por parte de Blackthorne para que compreendessem a situação.
Ao chegarem diante do capitão pirata, os líderes vulperas curvaram-se em sinal de respeito, adotando uma postura submissa, talvez confundindo Blackthorne com um temível chefe de bando do deserto. Mas ele era muito pior do que qualquer bandido que se escondesse naquelas areias.
— O mensageiro enviado pelo meu intendente já deve ter lhes comunicado o que desejo — disse Blackthorne, tragando seu cachimbo sem rodeios e apontando para a pilha de objetos na praça. — Quero todas as suas caravanas e montarias de hienas de suas tribos. Usem esses itens como pagamento. Como vocês vão dividir isso entre si, é problema de vocês; não me envolvo. Vou levar todos os exilados trolls das redondezas do Templo de Akunda. Portanto, este templo ficará sob o controle de vocês. Alguma objeção?
Diante da pergunta, os líderes vulperas de capuz trocaram olhares, até que o mais idoso tomou a frente:
— Senhor Blackthorne, estamos dispostos a entregar nossas caravanas e hienas, e aceitamos assumir o templo para transformá-lo no maior mercado do Deserto de Vol'dun. Mas temos um pequeno pedido.
O ancião vulpera observou a expressão de Blackthorne e continuou:
— O Templo de Akunda fica muito próximo às ruínas de Atul'Aman, onde um bando de saqueadores cruéis se estabeleceu. Se assumirmos o templo, eles certamente saberão que o deus Akunda foi atacado e virão nos saquear. Poderia o senhor e seus guerreiros...
O pirata compreendia o dilema. A raça dos vulperas era fisicamente frágil, uma característica inata, incomparável à força bélica dos trolls Zandalari. Estes trolls, com suas estaturas imponentes — quase os mais altos de Azeroth, perdendo apenas para os taurens —, possuíam uma capacidade regenerativa racial e uma fé divina que os tornavam guerreiros destemidos. Um vulpera adulto mal chegava à altura da cintura de um Zandalari e, ao contrário dos anões, não possuía uma musculatura robusta. Se os saqueadores Zandalari atacassem, os vulperas seriam incapazes de resistir.
— Não se preocupe, aquele Loa vergonhoso de Akunda logo despertará — Blackthorne acenou com a mão, tranquilizando-os. Ele girou os olhos, ajustou o tapa-olho e, acariciando o queixo, disse aos líderes: — Além disso, estou a caminho do Oásis Vento-Flor, e as ruínas de Atul'Aman estão no meu caminho. Meus guerreiros dedicarão um dia para limpar aquele lugar. Mas não conhecemos bem o terreno local...
— Podemos fornecer guias! — o ancião vulpera, com os olhos brilhando, ergueu as orelhas rapidamente. — Também podemos oferecer poções de cura e mantimentos. Vivemos aqui por perto e conhecemos bem as ruínas. Embora nosso povo não saiba lutar, podemos ajudar na retaguarda.
— Fechado, então — o pirata deu um sorriso de canto. Deixou sua intendente, Eudora, para finalizar os detalhes com os líderes vulperas e chamou os irmãos Mão Negra, que bebiam por perto. Ordenou-lhes que se preparassem para o combate e para a captura de prisioneiros. Os orcs, sempre ávidos por luta, responderam prontamente e logo começaram a afiar suas armas.
— Capitão, aqui está a sua parte — o bruxo Olho Maligno aproximou-se sorrateiramente, entregando duas bolsas mágicas cheias até a borda. — Não há muitos itens mágicos neste lugar, mas são peças de artesanato muito antigas. Se levarmos aos colecionadores certos no Reinos do Leste, renderão uma fortuna.
Blackthorne assentiu, prendeu as bolsas ao cinto e fez um sinal com os dedos. Olho Maligno, perspicaz, entregou-lhe duas pequenas trouxas de tesouros. O pirata, carregando os itens, lançou um último olhar à luz do sol nascente e entrou no silencioso Templo de Akunda. Logo ao atravessar a porta, viu Meli, o Ventonévo, alimentando o grande lagarto com uma poção roxa fumegante que borbulhava, exalando um odor fétido pelo templo. A assassina lendária Garona, encostada em uma coluna e brincando com uma adaga de arremesso de estilo troll, observava a cena com interesse.
— Aqui, a sua parte — Blackthorne jogou uma das trouxas para Garona. A assassina não fez cerimônia; pegou o item e, sem ao menos olhar, guardou-o em sua bolsa mágica. Com seu nível de habilidade, o dinheiro não era mais uma preocupação; como uma caminhante das sombras, se precisasse de ouro, bastaria visitar o tesouro real de qualquer reino. Naquele momento, em Azeroth, talvez existissem muitos que pudessem derrotar Garona, mas poucos seriam capazes de encontrá-la nas sombras.
— Mestre, quando Akunda despertará? — perguntou Blackthorne em voz baixa assim que o velho mago guardou o frasco vazio. O meio-lich negou com a cabeça, tocando as escamas espessas do lagarto, onde os relâmpagos já não saltavam mais.
— Esse veneno peculiar não afeta apenas seu corpo de semideus, mas também interfere em sua mente bestial, talvez até despertando seu lado sombrio. Posso atenuar o veneno, mas não sou um sacerdote ou bruxo; não tenho o dom de tocar a alma.
— Eu tenho! — os olhos do pirata brilharam. Com confiança, ele se aproximou. Segurando o Crânio de Gul'dan na mão esquerda e concentrando a magia das sombras na direita, lançou o único feitiço de bruxo que dominava — o Medo — contra o imenso corpo de Akunda.
O velho mago não interferiu. Observou Blackthorne realizar o feitiço com uma técnica desastrosa, repleta de erros na construção do modelo de mana, mas que, sob a amplificação do Crânio de Gul'dan, atingiu uma potência exagerada ao dissipar-se sobre o corpo do deus-lagarto. O corpo colossal de Akunda tremeu e arcos elétricos percorreram suas escamas, mas ele não despertou.
— Tente mais algumas vezes — disse o velho mago, apoiado em seu cajado de pinho. — Não tenha medo, ele está muito fraco e não atacará imediatamente, mesmo se despertar. Além disso, preste atenção nos movimentos e na estrutura do modelo de mana. Com esse nível, em Dalaran, você seria expulso da torre pelo seu mentor e enviado para viver nos esgotos.
— Certo — o pirata sentiu-se um tanto envergonhado. Na segunda tentativa, foi mais lento e cuidadoso com os detalhes. Nas três vezes seguintes, Meli, o Ventonévo, continuou a apontar falhas. No entanto, o resultado foi positivo. Quando o quinto feitiço de Medo reforçado atingiu o corpo de Akunda, o deus-lagarto finalmente despertou de seu torpor espiritual.
— Aaaaah! — ele emitiu um rugido bizarro, como se tivesse saído de um pesadelo, fazendo com que os arcos elétricos explodissem em uma descarga densa que se espalhou por toda parte, criando um campo eletrostático aterrorizante.
Blackthorne sentiu os cabelos recém-crescidos se arrepiarem e viu-se envolto por uma rede de eletricidade azul. Não ousou se mexer, temendo atrair um ataque de um Akunda ainda confuso. Aquela criatura era um Loa genuíno, um semideus nascido do poder da vida, muito superior a qualquer força lendária. Se ele se enfurecesse, nem mesmo com Garona e Meli ali, Blackthorne teria certeza de escapar. Apenas em termos de poder bruto, Akunda era a criatura mais poderosa que Blackthorne encontrara desde seu renascimento — bem, sem contar Asa da Morte, que era uma exceção em todos os sentidos.
— Ah, pequenas criaturas corajosas, foram vocês que me salvaram... — Akunda recuperou-se rapidamente do choque do despertar. Balançou sua cabeça, semelhante à de um dragão, e recolheu seu poder trovejante, trazendo silêncio ao templo. Lá fora, os exilados Zandalari, que haviam sido envenenados por tanto tempo, prostraram-se instantaneamente ao testemunhar o poder divino, enquanto os vulperas, trêmulos, entoavam cânticos sobre a grandeza de Akunda.
O grande lagarto, contudo, parecia pouco interessado neles. Com dificuldade, apoiou-se em seus membros ainda fracos e balançou a cauda, movendo-se como uma colina errante. Com seus olhos brancos, envoltos em arcos elétricos, encarou os três seres à sua frente. Embora estivesse inconsciente, parecia ter percebido o que acontecia ao seu redor.
— Akunda, o sábio; Akunda, o grande vilão; e Akunda, o chaveiro — disse o lagarto com uma voz grave e cavernosa. — Agradeço a sua ajuda heroica, que me permitiu escapar daquele destino terrível. A teia de conspiração de Shadra já me cobria. O aviso de Jibber estava correto; fui tolo demais ao não notar a escuridão que se espalhava. Ah, até mesmo o pacífico Deserto de Vol'dun está sendo arrastado para as lutas políticas do Conselho Zanchuli. A conspiração desavergonhada daqueles trolls Zandalari me enche de fúria. Após minha queda, eles talvez lancem suas garras sobre Jibber, que é cheio de coragem e justiça. Talvez eu deva deixar o templo e seguir com Jibber para Zuldazar, para relatar isso ao poderoso Rezan. Mas, antes disso, como Akunda, devo lhes oferecer minha gratidão e recompensas.
O grande lagarto balançava a cabeça enquanto falava, talvez ainda um pouco confuso ou simplesmente fosse sua forma natural de se expressar. Ainda assim, esforçou-se para manter a dignidade de um Loa:
— Digam, pequenos, o que desejam de Akunda? Não se acanhem.
Os três trocaram olhares. O velho mago foi o primeiro a se inclinar em respeito:
— Como conjurador, preocupo-me com as forças das trevas na ilha de Zandalar. Preciso de respostas que residem na história.
Garona foi a segunda:
— Sou uma caminhante das sombras. Persigo o caminho das sombras e anseio por conhecer seus mistérios.
Blackthorne foi o último. Diferente dos outros dois, que buscavam sabedoria e poder, o desejo do pirata era puro e direto. Ele ergueu a cabeça e disse a Akunda:
— Estou sendo perseguido pelos servos de uma mulher louca, alguém ainda pior que o velho Bwonsamdi. Estou pronto para lutar até a morte contra os servos desse vilão. Preciso da sua ajuda, Akunda. Preciso que, quando necessário, você use seu trovão e suas tempestades para esmagar aquele canalha!