35. Que problema esses trolls têm?
A área da Oasis Flor do Vento não é grande, mas está repleta de vida. Em nítido contraste com o deserto de Warton ao redor, onde nem uma mísera planta cresce, essa pequena ilha verde resistiu ao tempo. Por muitos anos, por mais que as tempestades de areia varressem o deserto, jamais conseguiram engolir essa oásis.
E a oásis nunca aumentou de tamanho, tampouco diminuiu. Manteve-se exatamente do mesmo tamanho. Milênios atrás era assim, e milênios depois continua imutável, o que é claramente anormal. Parece haver uma força que protege esse lugar.
A vida que ainda existe no deserto de Warton está intimamente ligada à presença da Oasis Flor do Vento. Muitos já tentaram usurpar esse pedaço de terra, mas todos que ousaram pensar mal dela desapareceram de forma inexplicável, como se uma maldição pairasse sobre o local.
Os únicos que conseguem viver nesse lugar tão estranho são os trolls igualmente estranhos. No interior da caverna que abriga a “Estalagem Dente de Ouro”, o pirata, seus amigos e seu novo capanga assistem a uma apresentação do velho troll meio lunático.
Ele os recebe de coração aberto, correndo de um lado para outro na desordenada caverna, pegando alguns ingredientes estranhos e retirando de um balde três copos feitos com crânios limpos — copos feitos de crânios de troll.
Apesar do ambiente bizarro, visto de perto, esses copos tinham até certa delicadeza artística.
O velho troll, chamado Laenka, pega uma panela negra e a coloca sobre a fogueira dentro da caverna. Ele despeja água e adiciona um pó estranho e seco, como se fosse preparar uma sopa, mas a postura parecia mais a de um alquimista preparando uma poção.
Enquanto trabalha, ele conversa animadamente com três pessoas invisíveis na caverna.
— Glenja, para de bater no tambor! Eu até gosto da sua música, mas se você não para, não consigo conversar com os visitantes. Worni! Me ajuda, por favor. Não fique brava, nem minta, Worni. Sei que você gosta do chapéu que te dei.
Laenka remexe a água que já adquiriu uma cor suspeita e grita para o nada:
— Admita logo. Até você admitir, não vou tirar isso daqui, hehe, você sabe o quanto sou teimoso.
Falando consigo mesmo, parecia um louco completo, mas logo se volta para os três que estavam ali com um sincero pedido de desculpas:
— Desculpem, visitantes, vocês chegaram de surpresa. Nem tive tempo de arrumar este lugar, está uma bagunça. Último tempo o negócio está ruim. Desde que aquele pequeno raposo perdido passou uma noite na minha estalagem e fugiu como um fantasma no dia seguinte, não recebo nenhum novo hóspede há meses.
— Talvez tenha sido o Manzur que assustou o pobre raposo. Manzur é o mais esperto do nosso bando Dente de Ouro, mas também o mais maldoso, adora assustar os outros.
— Olhem só, o “Pacote Real do Escorpião” está quase pronto. Só falta um pouco de sangue de escorpião do deserto.
— Isso, assim mesmo, essa cor roxa é bonita, né?
Enquanto falava sozinho, Laenka tirou de sua bolsa uma pequena bolsa de água e deixou cair algumas gotas de um sangue roxo viscoso na panela fervente. O líquido soltou uma fumaça branca que fez Karona, atrás de Blake, recuar um passo.
A assassina lendária sussurrou:
— Veneno mortal, sem dúvida. Mas com quem ele está falando?
Blake balançou a cabeça sem responder, apontando para as sombras dentro da caverna. Karona seguiu seu olhar e viu algo estranho: três crânios de trolls limpos e colocados como decoração sobre um altar de pedra no fundo da caverna. Um deles tinha realmente um “chapéu” — um balde velho virado sobre o crânio, parecendo um chapéu estranho.
O olhar da assassina ficou ainda mais desconfiado. Ela trocou o olhar entre o velho troll e os crânios, e após alguns segundos disse:
— Esses três crânios não são objetos mágicos. Não sinto nenhuma energia mágica neles, são apenas crânios normais. Esse troll parece meio maluco.
— Ele não serve para você.
— Vamos logo embora, ficar aqui me deixa desconfortável.
— Tenha paciência, senhora — disse o pirata acenando com a mão, olhando para a estranha “Poção Real do Escorpião” que Laenka preparava, com uma expectativa curiosa.
— Já que viemos até aqui, vamos ver o que ele consegue criar no final.
— Quase pronto, quase pronto, amigos.
Laenka mexia a poção que começava a soltar fumaça roxa ao receber o veneno de escorpião. Com uma colher feita de osso, pegou uma gota, provou e franziu a testa.
— Hm, o sabor não está certo. Será que esqueci de colocar... Ah, é isso! Mel, o mel mais doce do deserto de Warton, que neutraliza o amargor.
Ele tirou da bolsa um pedaço de mel pegajoso e cheio de abelhas mortas. Sob o olhar curioso dos três, Laenka retirou os corpos das abelhas do mel e jogou o bloco de mel de lado.
Apertou as abelhas entre os dedos, extraindo um líquido negro misturado com o veneno das picadas, que foi derramado na panela fervente.
De repente, a mistura borbulhante explodiu com um estrondo baixo, espirrando o líquido por toda parte. O chão de pedra da caverna soltava fumaça branca e sibilante, corroído como se fosse ácido sulfúrico concentrado.
Os três se esquivaram rapidamente, enquanto o velho troll ria alto, como se tivesse ouvido uma piada de seus companheiros invisíveis, e respondeu em voz baixa:
— Ei, Manzur, não seja tão cruel! Eles não têm experiência e nunca viram uma poção minha, é normal reagirem assim.
Minutos depois, o líquido na panela havia reduzido a menos de um décimo, tornando-se viscoso e exalando um odor horrível.
— Pronto, o Pacote Real do Escorpião está feito.
Laenka abriu os braços e exclamou para os três com expressões variadas:
— Prove a bebida especial da Estalagem Dente de Ouro! Se comprar o Pacote Real do Escorpião, pode beber à vontade essa saborosa bebida de sangue de escorpião, sem cobrar nada.
— Venham, venham. Experimentem, não tenham medo.
— Que loucura é essa desses trolls malucos? — Karona disse em tom grave, atrás de Blake.
— Você não vai beber essa coisa que parece mortal, vai? Está louco? Tudo que ele colocou aí é veneno mortal. Essa coisa deve matar até os mortos uma segunda vez.
— Eu não bebo.
— Você não entende, senhora. Essa é a característica da magia vodu que os trolls dominam. Quanto mais poderoso o xamã troll, mais louco ele parece.
— Provavelmente o contato constante com o vodu afeta o cérebro deles.
Blake coçou a cabeça e explicou pacientemente para Karona:
— Mas se você não quiser beber nada que um xamã troll estranho lhe ofereça, nunca terá um xamã troll como amigo.
— Garanto que esse aqui já é dos mais normais.
— Se algum dia formos para o Vale Espinhoso, apresento outro troll muito mais louco, que faz coisas capazes de ressuscitar os mortos com veneno de verdade.
Falava como se tentasse convencer Karona, mas parecia mais um discurso para si mesmo.
Observada pela assassina lendária, Blake deu um passo à frente, segurou o copo quente de crânio, olhou para o líquido viscoso roxo-escuro borbulhando dentro e engoliu saliva.
Ele olhou para o velho troll Laenka, que sorria bobo, e depois para o capanga Zarak, que hesitava.
Com voz autoritária, ordenou:
— Venha, beba isso.
— Hã?
O nobre Akunda não esperava ser envolvido nisso. Embora já estivesse sob o comando do capitão, ser obrigado a provar veneno o deixou nervoso.
Ele tremia, deu um passo à frente para pegar o copo, mas Laenka de repente bateu na mão de Zarak e gritou:
— Laenka te reconheceu! Você é aquele sujeito sorrateiro do Templo de Akunda, que tentou me enganar pedindo poção. Você é um canalha querendo fazer mal!
— Esse “Pacote Real do Escorpião” não é para você!
— Vai embora!
Zarak foi repreendido por Laenka, mas não ficou com raiva. Parecia aliviado, recuou alguns passos como um coelho, o que irritou Blake.
Mas logo Zarak abriu um sorriso e colocou a estranha bebida na boca. Antes de beber, perguntou:
— Tomando isso, já sou membro do bando Dente de Ouro, certo, Laenka? Eu realmente gosto da sua gangue, tem estilo troll mesmo. Para falar a verdade, vim aqui para me juntar a vocês.
— É? É a primeira vez que alguém quer entrar no nosso bando, que estranho! Mas o bando Dente de Ouro é democrático. Não posso decidir sozinho.
— Preciso consultar meus irmãos e irmãs.
O velho troll cruzou os braços e exibiu um sorriso satisfeito, feliz por um estranho conhecer o nome do bando.
Virou-se e sussurrou para o ar, assentindo e balançando a cabeça.
Após alguns minutos, Laenka voltou a olhar para Blake, tossiu e disse:
— Meus irmãos disseram que você é perigoso, mas concordam que precisamos melhorar nossa força.
— Então decidimos aceitar você.
— Desde que me ajude a encontrar Zulzan, que anda fugindo por aí há três ou quatro dias.
— Esse deserto é perigoso, estamos muito preocupados.
— Sem problema — respondeu Blake sorrindo.
— Vou procurar ele depois de beber isso. E não se importe se eu examinar seu visual com calma, está bem?
— Sem problema, pode olhar à vontade.
Laenka agitou seis dedos, endireitou-se e mostrou a Blake seu traje “estilo deserto”. O pirata rapidamente lançou uma investigação.
As informações fizeram seus olhos se estreitarem:
“Chefe Alquimista da gangue Dente de Ouro e dono da estalagem. Traidor de Bonsandi. Laenka. Corpo mortal (fraco). Consciência confusa. Vida compartilhada. Poder divino extinto. Alquimista nível 60 / Caçador das sombras nível 4.”
— Esse cara...
Blake sentiu uma onda de emoções. O troll à sua frente não era comum: era um seguidor do velho Bonsandi, e já fora Caçador das Sombras de Bonsandi, uma classe lendária exclusiva dos trolls.
Apesar do nome, Caçadores eram equivalentes a sacerdotes de alto nível, mas agora perdera seus poderes divinos, restando só o título de alquimista.
Não é de se espantar que ele tenha criado essa estalagem Dente de Ouro tão estranha.
Nem que tenha formado esse bando esquisito Dente de Ouro.
— Um Caçador das Sombras que traiu Bonsandi certamente pode me dar muitas informações sobre ele. Essa viagem vale a pena.
No instante seguinte, confiante, o pirata ergueu a cabeça e bebeu de um gole o líquido no copo de crânio.
Hm.
Um pouco doce...
PS:
Estreia na sexta-feira ao meio-dia. Conto com o apoio de todos, obrigado!