25. Camelo do deserto... não, lhama do deserto!

Trajetória Sombria de Azeroth O Cão Elegante Frank 4121 palavras 2026-04-01 14:09:10

Página (1/3)

Às nove horas da manhã do dia seguinte, em outros lugares, a luz do sol provavelmente seria muito suave.

Mas Zandalar ficava no Mar do Sul, próxima ao equador de Azeroth. Era uma região tropical, e o sol das nove horas já ardia com intensidade, como uma bola de fogo queimando a pele.

Mais aterrador do que isso era estar no meio de um deserto árido que se estendia até onde os olhos alcançavam.

Era simplesmente calor em dobro!

Durante a madrugada, Black avisara aos orcs que, se não encontrassem um acampamento antes do meio-dia, morreriam assados pelo sol. Agora se via que aquilo não fora exagero algum.

O calor já obrigara Red Mão Negra a despir a armadura e ficar de torso nu. Esfregando o queixo, ele recolheu com relutância as rédeas do raptor, retirou-lhe a sela e conduziu de volta à selva de Nazmir a montaria que o carregara em disparada durante quase toda a noite.

Criaturas como aqueles raptores não conseguiriam sobreviver naquele deserto.

Felizmente, todos haviam sido domesticados durante décadas pela caravana de trolls. Eles eram capazes de encontrar o caminho de volta ao acampamento da caravana, portanto os orcs não precisavam temer que se perdessem na selva.

Red agitou os braços, enxotando para a borda do deserto o raptor que ainda mastigava carne.

— Na caravana de ontem à noite também havia um brontossauro!

Ele falou ao irmão mais novo:

— Aquela coisa era assustadora. Só o pescoço tinha mais de dez metros de comprimento, e bastaria uma pisada para transformar nosso melhor guerreiro em uma massa de carne! Quando anda, parece uma montanha. Bastaria um único animal para transportar todos os nossos soldados. É difícil imaginar como os trolls Zandalari conseguiram domar um monstro daqueles. Ainda bem que ele não era agressivo; com tão poucos homens, jamais conseguiríamos enfrentá-lo.

— De fato. Quando estávamos na Selva do Espinhaço, vimos os cavaleiros de raptores dos trolls Gurubashi, mas não encontramos por lá essas estranhas feras terrestres gigantes.

Maim fazia a mesma coisa.

Não muito distante dali, um grupo de orcs também desmontava as armações presas aos corpos de dois enormes dinossauros de chifres. Depois de libertarem aquelas criaturas de aparência aterradora, mas temperamento dócil, conduziram-nas de volta à selva de Nazmir.

Maim observou os dinossauros e disse:

— Não existem feras gigantes assim no continente oriental. Com uma força tão impressionante, elas certamente poderiam ser usadas na guerra! Se conseguíssemos levar algumas dezenas para lá e formar uma cavalaria com elas, os cavaleiros pesados humanos não seriam motivo de preocupação.

— Esqueça isso.

A certa distância, Black cobria a cabeça com o capuz. Ao ouvir a conversa dos dois irmãos, respondeu sem sequer se virar:

— O Império Zandalari possui domadores especializados em treinar dinossauros de chifres para a guerra. Todos os dinossauros gigantes que podem ser usados em combate, inclusive os pterodáctilos de batalha, são controlados pela Guarda Imperial. Estrangeiros não conseguem pôr as mãos neles.

— Além disso, essas feras são obstinadas ou ferozes. Sem técnicas específicas de adestramento, nem mesmo o melhor caçador ou mestre das feras conseguiria controlá-las.

— Elas são armas de guerra exclusivas do Império Zandalari, e cada uma recebe a atenção de um determinado loa. Se ousarem cobiçá-las, só farão seu clã perecer mais depressa.

— E, acima de tudo, se querem morrer, esperem ao menos até eu terminar o que vim fazer.

— Levem os raptores e os dinossauros de chifres de volta à selva. Não deixem que morram no deserto. Depois, reúnam-se depressa naquele templo em ruínas à nossa frente. A sombra de lá permitirá que suportem o pior do sol.

— Quando a tarde chegar e o clima refrescar, partiremos para atravessar este deserto.

— Atravessar o deserto?

Ao ouvir aquilo, Red, de torso nu, franziu o cenho. Com a espada de guerra às costas, lançou um olhar ao deserto infinito à frente e disse:

— Arrependo-me de ter feito um acordo com você, humano. Veja só em que confusão você nos meteu.

— Acha que faço isso porque quero?

Black lançou-lhe um olhar irritado.

— Se houvesse uma maneira fácil de sobreviver, quem desejaria atravessar metade do mundo e vir lutar até a morte neste lugar onde nem os pássaros defecam? Não basta atravessar o deserto; temos de concluir tudo em oito dias...

— Se precisa de um estímulo para recuperar o ânimo, tome isto.

O pirata tirou algo de sua bolsa mágica e o arremessou. O objeto, embrulhado em pele de animal, caiu aos pés de Red. O orc o apanhou e abriu a pele para dar uma olhada. No mesmo instante, seus olhos se arregalaram.

Ali dentro estava o Coração de Gul’dan, completamente cristalizado pela energia vil.

Página (1/3)

Era aquilo que ele e Red haviam negociado.

— Não tem medo de eu pegar o objeto e partir com meus homens?

Red amarrou o objeto ao corpo e lançou um olhar na direção de Black, fazendo a pergunta em tom grave. Era uma questão tão estúpida que o pirata nem se deu ao trabalho de responder.

Ele cobriu a cabeça com o longo capuz, virou-se e correu em direção ao templo em ruínas ao longe.

Ao lado de Red, Maim observou Black se afastar e disse, impotente:

— Irmão, é claro que ele não teme que quebremos o acordo e partamos. Não temos um navio e não conhecemos os segredos desta terra como ele. Na ilha de Zandalar, somos como cegos.

— Agora que entramos no deserto, sem ele para nos guiar, vamos nos perder aqui. Em menos de três dias, seremos cadáveres secos enterrados sob estas areias.

— Se quisermos sair daqui e retornar ao continente oriental, só há um caminho: segui-lo.

— Ou podemos apostar que, depois de roubarmos a caravana de Zandalar, os trolls Zandalari ainda estarão dispostos a nos aceitar e enviar um navio para nos levar de volta.

— Aquele sujeito astuto já calculou tudo. Pare de reclamar e siga-o.

Depois de afastarem os animais de montaria, os orcs acamparam no templo em ruínas, não muito distante da entrada do deserto. Alguns orcs encarregados disso retiraram os suprimentos e a água, distribuindo-os entre todos.

Também trouxeram costelas das feras caçadas na selva de Nazmir, acenderam uma fogueira e começaram a assá-las.

Após descansarem por duas horas, Maim despertou de sua sesta. Enquanto esfregava o estômago e ia até os cozinheiros orcs buscar algo para comer, examinou todo o templo em ruínas.

Não encontrou nenhum sinal de Black.

— Onde está o capitão?

— Ele saiu há uma hora, levando um pouco de água.

Red segurava um pedaço de carne recém-assada e comia em grandes mordidas. O calor ao redor não afetava seu apetite, e aquele chefe orc comia de maneira absolutamente grotesca.

Enquanto mastigava, disse ao irmão:

— Falou que ia procurar vestígios de alguns “amigos”. Todo misterioso, como se nos tratasse como ladrões! Tsc, é por isso que odeio aquele sujeito. Ele não tem a menor grandiosidade.

Maim assentiu. Sentou-se de pernas cruzadas ao lado de Red, pegou um pedaço de carne assada e, enquanto comia, disse:

— Irmão, tive uma ideia e quero conversar com você.

— Pode falar.

Red possuía o temperamento típico de um orc legítimo: era selvagem e rude, extremamente feroz com os inimigos e também corajoso. Além disso, tratava o irmão muito bem, sempre se colocando à frente dele para protegê-lo.

Com um grande movimento da mão, largou o osso que segurava e escutou o irmão.

Maim hesitou por um instante. Então baixou a voz e disse a Red:

— Irmão, eu... acho que não vou voltar com vocês para o clã. Quero seguir Black e construir minha vida no mar.

Envergonhado, baixou a cabeça, como se não ousasse encarar os olhos do irmão. Red, porém, reagiu de maneira completamente inesperada e não começou a berrar como um orc grosseiro.

Ao contrário, depois de ouvir as palavras do irmão, uma expressão pensativa surgiu em seu rosto largo e rude.

Após alguns segundos, Red disse:

— Para falar a verdade, eu também pensei nisso, irmão. Quando você se feriu, aquele humano irritante conversou comigo sobre o que talvez aconteça com o clã no futuro.

— Tenho refletido sobre isso nos últimos dias. Por causa da traição de Gul’dan, talvez a derrota do clã já seja um destino impossível de mudar. Orgrim Martelo da Perdição não confia nem um pouco em nós dois!

— Mesmo que eu volte com o Coração de Gul’dan, ele jamais me devolverá o Clã Rocha Negra.

— Se o clã realmente fracassar e nós nos dispersarmos, dificilmente conseguirei cumprir o desejo de nosso pai e reconstruir o clã legítimo...

— No mar, ouvi aquele mago humano mencionar um provérbio de seu povo: não se colocam todos os ovos na mesma cesta.

Red Mão Negra soltou um suspiro.

Página (2/3)

Ele disse ao irmão:

— Só restamos nós dois da família Mão Negra. Ambos carregamos a missão de nossa família, irmão. Eu voltarei e me esforçarei para cumprir o que acredito ser o certo.

— Mas, se eu fracassar, você ainda poderá assumir meu lugar e concluir essa missão.

— Embora eu odeie aquele humano astuto, tenho de admitir que, ao longo desta jornada, ele demonstrou muitas qualidades semelhantes às de Orgrim. Talvez também possa se tornar um líder, assim como Orgrim.

— E há algo ainda mais raro: aquele sujeito não nos odeia profundamente como os outros humanos. Diz que é um caçador de orcs e tem crueldade suficiente para fazer jus às palavras.

— Mas veja aquele bajulador, Olho Maligno. Se ele conseguiu aceitar o primeiro orc, naturalmente também conseguirá aceitar um segundo.

— Siga-o, irmão. Se tivermos sorte, no futuro o território do Clã Rocha Negra talvez não se limite mais à terra!

— Mas também não podemos nos precipitar. Black ainda está lutando pela própria liberdade. Você pode tomar sua decisão depois que ele realmente derrotar aquele terrível Condutor de Almas.

— Não, irmão.

Maim deu uma mordida na carne assada e disse a Red:

— Nessa altura será tarde demais... Quando se toma uma decisão, é preciso ajudar alguém no momento em que mais necessita de ajuda. Essa é a sabedoria ancestral dos orcs ao selarem uma aliança.

— Contarei minha decisão a ele ainda esta noite. Não podemos mais adiar.

— Tenho um pressentimento, irmão. Black vencerá. E vencerá de forma limpa e decisiva, saindo dessa batalha com uma vitória completa. Quando isso acontecer, a vitória dele será minha vitória e também será a sua.

— Será a primeira verdadeira vitória de nossa família Mão Negra no mundo de Azeroth.

— Rrrrriii!

No instante em que Maim terminou de falar, um relincho estranho e suave veio do deserto além das sombras do templo, como o som de algum dócil animal de carga brincando.

Poucos segundos depois, sob o olhar atônito de todos os orcs, seu sábio e magnífico capitão surgiu lentamente por trás das dunas, montado numa criatura peculiar.

O animal tinha mais de um metro e meio de altura e lembrava uma mistura de pônei com cabra. Possuía corpo e pescoço esguios, cabeça pequena e orelhas grandes e pontudas.

Naquele deserto escaldante, seu corpo também estava coberto por uma espessa pelagem cinza-escura.

Seu rosto era bastante curioso.

Parecia o de um camelo.

Mas, depois de observá-lo por algum tempo, tinha-se a impressão de que ele estava “sorrindo” — um sorriso tolo e afável, quase ingênuo. Seus olhos grandes eram negros e redondos, mas revelavam uma curiosa inteligência.

Não tinha cauda. Apenas carregava Black montanha abaixo, saltitando pelas dunas. Depois, estendeu a cabeça e começou a comer as folhas que o pirata tirava para ele.

— O que é essa coisa?

Até Garona, que estava escondida nas sombras, saiu de seu esconderijo por curiosidade. Aproximou-se do animal, deu algumas voltas ao redor dele e perguntou:

— Esse é o “amigo” que você saiu para encontrar durante duas horas?

— Não, não. Ele não é um amigo. E também tem um nome: é uma alpaca. Você pode chamá-la de Jasmim. Hum... a pequena placa de madeira em seu pescoço diz que o nome dela é Jasmim.

Montado nas costas daquela criaturinha adorável, Black acariciou-lhe a cabeça e lançou um olhar ao deserto atrás de si.

— Mas ela trará os “amigos” de que precisamos.

— Vocês já comeram e beberam o suficiente, certo? Preparem-se. Talvez alguém venha nos visitar muito em breve. Só tenho uma exigência...

— Não deixem nenhum escapar, mas também não machuquem nenhum deles!

— Atravessaremos ou não o deserto em oito dias dependendo de aquelas pequenas criaturas adoráveis estarem dispostas a nos ajudar.

— Entenderam?

Página (3/3)