Capítulo Sessenta e Três

Sobreviver também é uma forma de viver. Céu de Nuvens 17033 palavras 2026-03-04 10:09:26

Yang Tingyao, Zhang Li e Zhao Jing, três mulheres de pé, lado a lado. Vestidas como heroínas da antiguidade, cada uma empunha uma arma. Yang Tingyao segura uma espada de três pés, a mão repousando no cabo, olhando com certa inquietação para as companheiras. Zhang Li mantém a mão na cintura, sem revelar a arma; talvez seja uma daquelas famosas armas ocultas do clã Sichuan Tang. Já Zhao Jing apoia um enorme sabre de guerra sobre o ombro, fitando as adversárias com olhos de tigresa.

Subitamente, um vento forte varre o cenário, levantando as folhas caídas e fazendo dançar as barras dos vestidos das três mulheres. Zhao Jing sorri friamente, aperta o sabre, e avança com determinação.

Com um tinido de dragão, Yang Tingyao desembainha a espada, que brilha com um fulgor gélido e ameaçador. Zhang Li observa tudo com frieza, os dedos sobre a cintura tremendo levemente.

“Matar!” exclama Zhao Jing, lançando o sabre sobre a cabeça de Zhang Li.

De repente, acordando do sonho, Zhang Shaoyu senta-se no leito e percebe que o dia já clareou. Passa a mão pela testa, sentindo o suor frio. Pensando no sonho estranho, não consegue evitar um calafrio: como aquelas três mulheres se reuniram ali?

O celular toca oportunamente. Shaoyu suspira fundo, pega o aparelho e vê um número desconhecido. Como a linha estava prestes a ser cortada, decide atender.

“Alô, quem fala?” Shaoyu, nos últimos dias, fala com muita cortesia, talvez porque a boa disposição favorece o espírito. Do outro lado, uma voz feminina, que ele não reconhece.

“Pela voz, acabou de acordar, não?” A mulher ri suavemente.

“Sim, quem é?” Shaoyu pergunta, intrigado.

“Ha ha, sou Zhang Xiaoli. Ainda não vai se apresentar ao grupo de filmagem?” Zhang Xiaoli responde, rindo.

Apresentar-se? Ah, é verdade, como pôde esquecer? Uns dias atrás, o diretor Wu lhe ofereceu uma oportunidade para ser um verdadeiro ator, mas Shaoyu, ocupado com as competições, acabou esquecendo. Maldição! Enquanto confirma com Xiaoli, pega as roupas do lado da cama e veste-se apressadamente.

Sai do dormitório, corre ao refeitório, compra dois pãezinhos, economizando até o leite de soja — não há jeito, a pobreza exige prudência. Corre à velocidade de cento e oitenta quilômetros por hora rumo ao local de filmagem do grupo “Banho de Sangue”, mordendo os pãezinhos pelo caminho.

Felizmente, Shaoyu já dominou a arte de comer correndo; caso contrário, engasgaria. Às nove em ponto, chega pontualmente diante de um prédio abandonado na periferia sul de Chengdu. Os moradores já se mudaram, e os construtores ainda não começaram a demolir. O local está caótico, lixo espalhado pelo chão, a estrada de cimento irregular repleta de armadilhas. Um descuido e o tornozelo vira.

O grupo de filmagem já ocupa o lugar; diante de um prédio antigo, numa clareira, ocorre uma cena de luta. O protagonista, Liu Feng, segura a mão da heroína Ling Xinru, empunha um facão e enfrenta um grupo de brutamontes. O cabo da faca está envolto em pano branco; Shaoyu mal consegue conter o riso.

Talvez tenha visto muitos filmes de mafiosos de Hong Kong: quem vai atacar alguém com o cabo da faca enrolado em pano branco, e ainda com a mão por dentro? Se a polícia chegar, nem dá tempo de descartar a arma, será preso imediatamente. Ridículo.

Apesar da graça, Shaoyu aproxima-se discretamente, observando Liu Feng e os demais.

“Chegou?” Zhang Xiaoli vira-se, vê Shaoyu ao seu lado, assistindo com atenção, e pergunta baixinho. Shaoyu apenas acena, o olhar fixo no centro da cena.

“Vamos, irmãos!” Um dos brutamontes grita, e o grupo ataca Liu Feng com facas, cercando-o. Liu Feng protege a heroína e usa o facão para afastar as armas que se aproximam. Ling Xinru exibe expressão de terror, agarrando-se a Liu Feng e soltando gritos agudos. Sua atuação é impecável, sem exageros, digna de uma atriz principal experiente.

Liu Feng, por sua vez, luta e recua, já está na entrada da escada do prédio antigo, aparentemente querendo subir. Shaoyu não gosta de Liu Feng, mas admite que ele é bom ator. Em geral, nos filmes, o protagonista bonito e elegante tende a querer se exibir, mas Liu Feng não faz isso: segura a heroína, arrasta o facão, abaixa o corpo e recua passo a passo. Seja nos gestos ou na expressão, tudo é realista; não é à toa que ficou famoso.

Os dois lados lutam novamente na escada, recuando até o andar superior.

“Corta! Ótimo, excelente!” O diretor Wu, sentado ao lado do monitor, elogia, satisfeito com a cena. Os atores voltam ao normal, os protagonistas descem a escada, e seus assistentes lhes trazem água e toalhas. Shaoyu percebe que Liu Feng, dentro e fora de cena, são duas pessoas diferentes.

Assim que o diretor grita “corta”, Liu Feng adota um ar arrogante, pega a água e a toalha da assistente, senta-se com autoridade na cadeira. Ling Xinru, por outro lado, agradece aos figurantes e ajuda Xiaoli a distribuir água.

“Descansem um pouco, em breve gravaremos a próxima cena”, anuncia o diretor Wu. Então, procura algo entre a multidão e finalmente fixa o olhar em Shaoyu. Shaoyu pensou que ele viria falar algo, mas o diretor apenas o olha e se senta novamente.

Shaoyu não se surpreende; afinal, é apenas um figurante, e o diretor não precisa se dirigir a ele durante o trabalho.

“Ei, você aí, venha cá.” A voz do encarregado de cena soa aos seus ouvidos. Shaoyu vira-se, vê o homem chamando e se aproxima, sorrindo.

“Sou Zhang Shaoyu”, apresenta-se. O encarregado franze a testa, balança a mão: “Com tantos figurantes, como vou lembrar?”

Shaoyu ri e brinca: “Que tal me dar um código, 9527?”

“Quer ser o astro, hein? Ainda falta muito para isso”, o encarregado ri, achando graça. Esse rapaz é interessante, sempre à vontade, certamente bom material; não se enganou. Mas tudo deve ser provado diante das câmeras, é cedo para afirmar.

“Figurantes, venham ouvir as instruções para a próxima cena”, diz o encarregado, batendo no caderno. Os figurantes, recém descansados, se agrupam. Alguns já conhecem Shaoyu e acenam sorrindo.

“A próxima cena é o protagonista sendo encurralado no telhado, sem saída, pulando com a heroína. Atenção, segurança em primeiro lugar; não se aproximem demais para evitar acidentes.”

Após as instruções, o encarregado pergunta: “Dublês, os dublês de ação chegaram?” Ninguém responde, então chama por Xiaoli.

Zhang Xiaoli corre, visivelmente nervosa.

“Os dublês estão prontos?” O encarregado folheia o caderno.

“Encarregado, há um problema com os dublês”, responde Xiaoli, baixando a voz. O encarregado ergue a cabeça, grita: “Problema? Que tipo de problema? Não foi você quem os contratou?”

Xiaoli abaixa a cabeça, tímida: “Estava tudo acertado, mas só veio um deles.” A cena está prestes a ser gravada, mas falta o dublê; não dá para pedir que o protagonista arrisque. O encarregado bate no caderno, suspira: e agora?

Nesse momento, Liu Feng se aproxima, observa os figurantes, nota Shaoyu e pergunta: “Qual o problema?”

O encarregado é bastante cortês com ele, explica: “Era para termos dois dublês nesta cena, mas só veio um. A gravação pode ser atrasada.”

Liu Feng franze o cenho: “Não pode ser! Depois desta cena, tenho que voar para Pequim gravar um comercial. Já está tudo acertado.”

O encarregado, aflito, tenta explicar, mas Liu Feng não escuta, agita a mão com impaciência e, olhando para os figurantes, sugere: “Escolha alguém entre eles, paga-se mais.”

Usar figurante como dublê de ação? Fácil de falar: o prédio tem três andares, pular do telhado, mesmo com colchão embaixo, não é para qualquer um. Se algo acontecer, o grupo é responsável.

Mas não há alternativa, o encarregado observa os figurantes. Shaoyu entende que Liu Feng está mirando nele, cruza os braços e olha para outro lado. Três andares, mais de dez metros de altura — impossível não se machucar.

“Alguém se dispõe? Cem yuan a mais!” O encarregado oferece aos figurantes. Eles se entreolham, ninguém responde. Tão alto, não são dublês profissionais, cem yuan a mais, quem arriscaria?

“Duzentos!” O encarregado aumenta o valor, esperando que a recompensa atraia corajosos.

Nada. Todos abaixam a cabeça, evitando olhar para ele.

“Quinhentos!” O encarregado aposta alto. Agora, alguns figurantes hesitam. Quinhentos yuan, normalmente ganham trinta ou cinquenta por dia; é como dez dias de trabalho. Mas ao olhar o prédio de três andares, sentem medo; arriscar-se por quinhentos yuan, se quebrar um osso, nem o tratamento será suficiente.

“Eu vou”, Shaoyu diz baixinho. Da última vez, pediu dinheiro emprestado a Zhao Jing para pagar o médico de Xiao Tang; embora ela não cobre, é vergonhoso dever dinheiro a uma mulher. Diante da oportunidade, decide arriscar; assim poderá pagar a dívida. Além disso, o grupo não pode ficar parado; ele imagina o custo de um dia de atraso num projeto de milhões.

“Garoto, corajoso! Os quinhentos são seus”, o encarregado congratula, batendo no ombro de Shaoyu. Liu Feng sorri de leve, encara Shaoyu e volta ao seu lugar. Os demais figurantes olham Shaoyu: para ganhar dinheiro, arrisca a vida. Três andares, mais de dez metros — um passo em falso e morre!

“Você consegue? Não é brincadeira”, Xiaoli pergunta, preocupada.

Shaoyu olha para o prédio, responde: “Não sei, vou tentar.”

Xiaoli fica pálida, pensava que ele sabia o que fazia, mas está apenas testando; não é coisa para qualquer um, se algo der errado, será um problema.

“Não brinque, é melhor desistir. Se não gravarmos hoje, esperamos o dublê chegar”, ela diz, nervosa.

Shaoyu sorri: “Você é a diretora? Pode simplesmente cancelar a gravação? Um dia de atraso custa caro. Preciso do dinheiro, vou tentar. Quando estudava, já pulei de uma ponte fugindo de alguém.”

“E como foi?” Xiaoli pergunta, aflita.

“Quebrei a perna e fiquei meia semana no hospital”, Shaoyu responde, já caminhando para o prédio. Xiaoli observa, balança a cabeça: o dinheiro faz milagres, arrisca até a vida por quinhentos yuan.

Shaoyu pensa sim, mas quer o dinheiro para pagar Zhao Jing e ajudar o grupo. O diretor Wu lhe deu uma chance, não pode decepcionar. “Receber uma gota de gratidão, retribuir com uma fonte.”

“Diretor, o problema do dublê está resolvido, Shaoyu vai substituir”, o encarregado informa.

O diretor Wu vira-se e olha: “Ele? Não é dublê profissional, vai arriscar a vida?”

“Ofereci quinhentos yuan, ele aceitou”, responde o encarregado, percebendo a irritação do diretor.

Wu joga o roteiro no chão, grita: “Isso é irresponsável! Não se brinca com esse tipo de coisa!”

Levanta-se furioso, procura Shaoyu, que está de pé, olhando para o topo do prédio. Vai até ele, decidido a repreendê-lo: não quer perder um talento por acidente, o prejuízo seria imenso.

Wu pensa que Shaoyu aceitou por necessidade financeira; ele mesmo já ouviu que o rapaz está desempregado e precisando de dinheiro — por isso arrisca-se. “Visão curta, nunca será grande!”

“Está brincando com a vida, sabe disso? Por quinhentos yuan, vai arriscar a vida?” Wu explode de raiva.

Shaoyu não quer entrar em detalhes, seus problemas não dizem respeito ao diretor. “Não se preocupe, diretor, desde pequeno sou ágil, três andares não me assustam. Não quero que o grupo pare, certo?”

Wu se surpreende; pensava que era só pelo dinheiro. Não esperava tal atitude; Shaoyu é apenas um figurante, nem funcionário do grupo, por que arriscar-se tanto?

“Não esqueça, você é só um figurante. Ninguém vai achar que é por dedicação ao grupo”, Wu provoca.

Shaoyu sorri, balança a cabeça: “Não esperava que o diretor Wu fosse tão mundano. Não preciso que me reconheçam para agir. Não faço as coisas para agradar ninguém.”

Wu fica sem palavras; esse rapaz é especial, não se enganou. Talvez não seja um grande ator, mas tem caráter. Raro, muito raro. Finge irritação, olha Shaoyu com fingida raiva e diz: “Faça como quiser, se morrer, é problema seu.” E vai embora.

“Ei, diretor, se eu morrer, cuide da minha esposa e filhos!” Shaoyu grita atrás dele.

“Garoto, ainda brinca!” Wu esboça um sorriso. Chama o outro dublê, recomenda que cuide bem de Shaoyu, evitando acidentes.

A gravação continua. Após a cena de luta no telhado, é hora dos dublês. O estilista troca a roupa de Shaoyu pela do protagonista; o dublê explica os pontos importantes.

“Tudo pronto!” O diretor ordena.

Shaoyu respira fundo, segura a mão do dublê e posiciona-se a cinco metros do bordo do telhado. O colega já vestiu a roupa da heroína, peruca cobrindo o rosto.

“Garoto, lembre-se das dicas: não use muita força ao correr, basta saltar um metro. Entendeu?” O dublê sente a mão de Shaoyu tremer, e o adverte.

Shaoyu mantém a calma e acena com a cabeça. “Ao diabo, se morrer, é azar do velho Shaoyu, vinte anos depois, será um bravo novamente!”

“Prontos! AÇÃO!” Soa o comando.

“Vamos!” O dublê mal termina a frase, Shaoyu já correu, puxando-o. Chegando ao bordo, Shaoyu salta sem pensar.

“Bum!” Um baque; ambos caem do telhado de três andares e aterrissam com precisão no colchão, levantando nuvens de poeira.

“Rápido, verifiquem!” Wu manda alguém checar, mas ele mesmo corre à frente. Ao chegar, para e sorri.

Shaoyu está deitado de costas, sorrindo com satisfação.

Os assistentes sobem, ajudam os dublês, limpam a poeira e perguntam se estão bem.

Shaoyu sorri, mas está sofrendo: ao aterrissar, foi o pé esquerdo que tocou primeiro. Ao se levantar, sente uma dor aguda, mas disfarça; ninguém percebe, nem o diretor Wu.

Enquanto isso, em uma sala do sétimo andar da empresa de publicidade Fonda, na Rua Estrela Vermelha de Chengdu, Zhang Li sente uma súbita dor no peito. Segura o peito, franze o cenho; uma sensação estranha, como se algo tivesse acontecido.

“Ei, Li, está bem?” Uma colega pergunta.

Zhang Li afasta o teclado, senta-se inquieta: “Estou, não é nada.” A sensação é familiar, já a sentiu antes, mas há muito não aparecia. Quando foi? Zhang Li esforça-se para lembrar.

Ah! Foi no terceiro ano do ensino médio, quando Shaoyu liderou um grupo contra estudantes da escola técnica vizinha; ela também sentiu isso. Naquela vez, Shaoyu levou uma pancada no ombro e quebrou o osso; ela sentiu a mesma dor no peito, igual à de hoje.

Será que algo aconteceu? Zhang Li preocupa-se; Shaoyu nunca foi tranquilo, tudo pode acontecer com ele. Decide ligar, mas...

“Durante o expediente, não pode usar o telefone.” A chefe do departamento de administração diz friamente. Zhang Li olha para ela e guarda o celular. Desde que começou na empresa, relacionou-se bem com todos, exceto com a chefe, que é difícil de abordar.

Dizem que ela já passou dos trinta, mas insiste que tem vinte e oito. Aos trinta, dizem, a vida da mulher enfrenta um obstáculo, então ela sempre adota um ar superior. Nunca trata bem os subordinados; quando Zhang Li chegou, as colegas já a alertaram.

Agora, Zhang Li reprime a preocupação, concentra-se no trabalho e planeja ir ver Shaoyu após o expediente. A empresa é conhecida na cidade, muitos clientes procuram seus serviços de publicidade.

Zhang Li escolheu a empresa por ver potencial de crescimento. A Fonda, apesar de recente, já é renomada, tendo criado várias campanhas de sucesso. Última negociação: uma fabricante de computadores local quer um grande comercial, investindo pesado, e deseja um astro para representar a marca. A empresa ficou responsável por buscar o candidato.

Diante da generosidade do cliente, todos tratam o projeto como prioridade. O grupo de planejamento mira estrelas do continente e Hong Kong; o mais ideal é Liu Deye, chamado de “rei dos reis”.

Liu, o astro, está em Chengdu preparando um show; a empresa negocia com seu agente, esperando fechar o acordo. Todos aguardam ansiosos: desejam fechar o contrato e conhecer Liu, sonho de muitos.

“Chefe Zhou, como estão as negociações com o Sr. Liu? O cliente aguarda resposta.” Entra o chefe do grupo de planejamento, Sr. Hong, quarentão, gordo, de óculos escuros; antipático.

“Em andamento, o agente ainda não respondeu”, responde Zhou.

Hong, impaciente: “Por favor, acelerem; o cliente está esperando e pode mudar de candidato se demorar.”

“Sim, vamos nos esforçar”, Zhou responde sorrindo.

Hong olha para as mulheres do departamento, balança a cabeça e sai, dizendo: “A empresa só tem inúteis.” Apesar da fama de boca suja, ouvir isso desanima o grupo.

Mas não é culpa deles; já faz uma semana que negociam com o agente de Liu, sem resposta.

“Ei, vocês poderiam se dedicar mais, resolver logo”, Zhou assume postura de chefe e critica as subordinadas, mirando Zhang Li: a recém-chegada deve assumir as tarefas difíceis.

“Zhang Li, hoje você vai encontrar o agente do Sr. Liu para negociar”, ordena.

Zhang Li franze a testa; não era tarefa de Zhou? Mas, como subordinada, aceita.

“Só concordar não adianta, vá agora”, Zhou bate na mesa.

Sob o teto alheio, só resta obedecer; como novata, precisa aprender. Zhang Li pega a bolsa e se prepara para sair.

“Esta é a minuta do contrato; mostre ao agente do Sr. Liu. Se houver sugestões, podemos alterar.” Zhou entrega o contrato. Zhang Li guarda e sai.

Ainda não é hora de sair, então o elevador está vazio. Quando entra, outro homem se junta.

Zhang Li não se importa, fecha a porta, pergunta: “Para qual andar?”

“Térreo, obrigado”, responde educadamente.

Ela aperta o botão e afasta-se. Os dois permanecem em silêncio.

“Você é da Fonda, não?” Ele pergunta após um tempo. Zhang Li olha: alto, uns 1,75m, como Shaoyu, mas mais velho, com cabelo grisalho, terno impecável.

Ele sorri esperando resposta.

“Sou, comecei há pouco”, responde Zhang Li.

“Ah, primeira experiência? Deve ser difícil. Ainda não é hora de sair, vai para onde?” Ele pergunta, intrigado.

“Estamos negociando com um agente de celebridade”, Zhang Li explica. Ele entrou no sétimo andar, talvez seja colega ou chefe.

Ele fica pensativo: “Não era a chefe Zhou quem cuidava disso?”

“Talvez esteja ocupada”, Zhang Li sorri. Evita falar mal de Zhou, mesmo sendo autoritária.

Ele acena, observa Zhang Li e sorri: “Jovem, trabalhe duro!” Ela acena e não fala mais. Ao chegar, sorri para ele, espera que saia do elevador e então desce.

Dias atrás, negociou com o agente de Liu, hospedado no Hotel Yin Yue. Ao sair do prédio, Zhang Li chama um táxi e vai direto ao hotel, pensando no motivo da demora da resposta do agente.

Não é questão de preço; o cliente oferece uma soma milionária, só Liu, com seu status, vale isso. Mas qual seria o motivo? Mistério.

Enquanto pensa, sente alegria de talvez encontrar Liu. Desde o ensino fundamental, gosta das músicas e filmes do astro, Shaoyu também; Liu é seu ídolo. O que mais admira é o esforço de Liu.

Shaoyu já disse: Liu não teve facilidades, foi sua luta que o levou ao sucesso. Hoje, já consagrado, continua batalhando. Isso é exemplo para os jovens: sem esforço, não há futuro brilhante.

“Senhorita, chegamos”, avisa o motorista. Zhang Li desperta, paga e desce. Diante do hotel, decide: fará de tudo para fechar o acordo, não permitirá que o departamento seja menosprezado.

Organiza os pensamentos e entra no hotel. O saguão luxuoso está movimentado; Zhang Li vai à recepção, onde as atendentes a recebem com sorriso: “Bem-vinda, em que podemos ajudar?”

“Gostaria de saber em que quarto está o Sr. Liu Deye ou seu agente. Sou de uma agência de publicidade e vim tratar de negócios”, diz Zhang Li.

A atendente mantém o sorriso: “Tem reserva?”

“Não”, Zhang Li responde.

As atendentes trocam olhares, prometem perguntar, e Zhang Li agradece, esperando.

Nesse momento, vê dois descendo do elevador: à frente, uma mulher de trinta e poucos anos, com traje branco, elegante e charmosa; atrás, um homem alto, de preto, óculos escuros, discreto.

Apesar disso, Zhang Li reconhece: é Liu! O nariz característico, rosto à la Tom Cruise, só pode ser ele. Sem tempo para avisar as atendentes, ela corre até eles.

“Sr. Liu, sou da Fonda Publicidade e gostaria de conversar...” Zhang Li mostra o contrato.

A abordagem surpreende os dois; Liu olha, mas a mulher ao lado bloqueia Zhang Li, sorrindo: “Desculpe, estamos ocupados. Por favor, agende na recepção, quando o Sr. Liu tiver disponibilidade, avisaremos.”

Zhang Li entende o protocolo, mas não deixa escapar a oportunidade; segue ao lado deles explicando sua intenção.

“Desculpe, preciso visitar um amigo. Podemos conversar outra vez”, diz Liu com gentileza. Seu sorriso é tão encantador quanto nos filmes, mas Zhang Li não presta atenção, corre atrás deles.

Ao sair do hotel, Liu e o agente entram num carro preto e partem rapidamente. Zhang Li, ansiosa, entra num táxi e pede: “Siga aquele carro, por favor!”

O carro de Liu dirige-se ao sul da cidade, Zhang Li segue de perto, quase perdendo o rastro várias vezes, inquieta.

Ao sair do anel viário, o carro vai para o subúrbio; Liu disse que visitaria um amigo — será que um astro tem amigos na periferia de Chengdu? Mas o entorno está cheio de casas em demolição, nem gente há; o que faz Liu ali?

“Pare, pare!” Zhang Li vê o carro estacionar, apressa o motorista. Antes de parar, paga e salta do táxi.

“Que rua ruim!” O solo irregular incomoda Zhang Li, mas não tem opção: Liu e o agente já seguiram para um prédio.

Ao chegar, vê uma multidão em frente ao prédio antigo, inclusive câmeras — será uma filmagem? Faz sentido: Liu veio ver um amigo, provavelmente um artista, e ali filmam um filme; certamente um astro.

Liu e o agente aproximam-se discretamente de uma mulher, Liu toca-lhe o ombro. Ela e outros observavam algo, e ao virar-se, reconhece Liu, ficando boquiaberta.

“Ah! Liu!” Alguém grita. Todos se aglomeram, admirando o astro. A comoção é grande.

Zhang Li se esforça para se aproximar de Liu, mas ao chegar, se surpreende: no centro, sentado numa cadeira, está Shaoyu, com o pé esquerdo nu e a perna elevada.

“Shaoyu? O que aconteceu?” Zhang Li agacha-se, preocupada com o pé dele. Shaoyu está frustrado: achava que pular do terceiro andar seria fácil, mas ao caminhar sente dor aguda e precisa sentar. Pelo menos, já tem os quinhentos yuan, poderá pagar Zhao Jing.

Um figurante ferido não chama atenção; apenas o diretor Wu foi ver, ninguém mais. Liu Feng, especialmente, sorri com desprezo, irritando Shaoyu, que gostaria de socá-lo.

Mas a Srta. Ling foi gentil: após a gravação, veio cumprimentar Shaoyu. Uma estrela tão importante preocupando-se com um figurante; Shaoyu sente-se tocado.

Nesse momento, acontece o inesperado: Liu chega, surpreendendo todos. Shaoyu também se emociona: seu ídolo desde pequeno aparece diante dele!

Mais surpreendente ainda: Zhang Li também chegou. Como assim?

“O que faz aqui?” Shaoyu força um sorriso. Zhang Li esquece os astros e examina o pé dele: já está inchado, certamente um ferimento. Como ele veio parar ali?

“O que houve, Shaoyu?” Zhang Li pergunta.

“Quer saber por que estou aqui ou sobre o pé?” Shaoyu ri. Zhang Li não sabe se ri ou chora: até nessa situação ele brinca.

Ling Xinru afasta-se da multidão, sorrindo para Shaoyu: “Descanse bem, não se arrisque tanto.”

Zhang Li percebe que Liu veio ver Ling Xinru!

“Obrigada, irmã Xinru!” Shaoyu é conhecido por ser educado: toda mulher bonita e mais velha é “irmã”. Funciona sempre; Ling Xinru sorri ainda mais.

“O que aconteceu com ele?” Liu Deye, no centro das atenções, pergunta.

Ling Xinru olha para Shaoyu: “Ele se esforçou demais, não é dublê, mas pulou do terceiro andar e machucou o pé.”

Liu olha para Shaoyu; sempre admirou jovens esforçados, pois também batalhou muito para chegar onde está. Mas nunca arriscou tanto; Shaoyu é ainda mais ousado.

Vendo Liu examinar Shaoyu, este pede ajuda a Zhang Li para se levantar; não é educado ficar sentado diante do ídolo. Sempre ouviu as músicas de Liu, viu seus filmes, e agora o vê pessoalmente; uma oportunidade rara.

“Esforçar-se é bom, mas não brinque com a segurança”, Liu diz, sorrindo. Um astro é um astro: cada gesto, cada sorriso, irradia charme.

Shaoyu está emocionado, mas responde com naturalidade: “Você também passou por isso, não foi?”

Liu se surpreende; normalmente, jovens do continente ficam tão emocionados que mal falam. Mas este é tranquilo e ainda diz isso. Após um instante, Liu recupera-se, toca o ombro de Shaoyu e diz com sinceridade: “Jovem, continue assim.”

Um gesto simples, mas que marca Shaoyu profundamente; muitos anos depois, já consagrado, Shaoyu ainda lembra com emoção: era apenas um figurante, sem destaque, mas Liu lhe incentivou. Aquele toque, aquele “continue assim”, deram-lhe coragem e confiança.

É uma casa comum nos arredores de Cantão, mas não subestime: muitos locais enriqueceram graças a casas como essa. Quando Deng Xiaoping abriu as cidades costeiras, décadas depois, surgiram arranha-céus.

Mas toda cidade tem seu lado sombrio; atrás dos prédios, existem favelas, onde o crime prolifera.

Há dias, Chaminé trouxe Li Dan para ali, sem dizer o que faria. A casa tem comida, bebida, até um velho VCD para ver filmes adultos. Mas, como dizem, “não existe almoço grátis”. Li Dan, impulsivo mas inteligente, sabe disso. Chaminé só apareceu uma vez, não falou muito, nunca mencionou o motivo. Li Dan nem sabe o nome dele.

Mas está certo de que Chaminé é mafioso. Li Dan também não é santo; no passado, já conheceu mafiosos, não achou nada demais — só são mais ousados. Antes, era estudante e não podia imitá-los; agora, está desempregado, sem dinheiro ou documentos, sem saída. Tem medo de quê? Para sobreviver, faria qualquer coisa, até matar.

Na televisão de caixa de madeira, uma atriz japonesa geme incessantemente. Japoneses são mesmo estranhos; sempre inventam novidades, mas no fundo, tudo igual — cansa. Li Dan desliga a TV e volta à cadeira.

A cadeira de madeira range. A casa é escura, há luz, mas Chaminé recomendou não acender sem necessidade. Li Dan entende; desde que entrou, nunca acendeu.

Busca um cigarro na mesa, acende e observa o brilho na escuridão, mergulhando em pensamentos. Há pouco, era recém-formado, cheio de esperança, chegando à cidade nova.

Achava que, mesmo sendo técnico, não ficaria desempregado; o país investiu anos em sua formação, além disso, estudou informática e era especialista em games online.

Com tudo isso, ainda não tem emprego? Mas a realidade mostrou que não tem trabalho, nem comida, só humilhação e até riscos de apanhar — as feridas ainda doem. Que mundo é esse!

Os ricos, com carros, mulheres, exibindo-se, arrogantes. E ele, preso numa casa escura, comendo miojo e bebendo água mineral. Que nunca perca a chance; se um dia tiver oportunidade, mostrará a todos que Li Dan é um dragão!

O corredor traz um leve som de passos; Li Dan levanta rápido, esconde-se atrás da porta e espreita. É Chaminé, trazendo uma sacola. Li Dan observa, não vê mais ninguém.

Nesses dias, Li Dan tornou-se cauteloso, mas não acha que fez nada errado para justificar tanto cuidado.

Abre a porta e recebe Chaminé. Ele fecha a porta, joga a sacola na mesa e senta.

Li Dan oferece um cigarro, acende para ele, que aceita e olha ao redor: “Está se adaptando?”

“Adaptando nada, estou quase enlouquecendo”, Li Dan reclama.

Chaminé sorri, endireita-se: “Como disse, vou te dar um caminho, depende de você.”

“Chaminé, sei que uso sua comida e abrigo, tenho que trabalhar para você. Diga logo”, Li Dan responde, soltando fumaça.

“Direto! Mas admito que te incomodei, só miojo todo dia. Se conseguir, como prometi, terá comida e bebida, e ainda dinheiro para o Ano Novo”, diz Chaminé. Li Dan lembra: já estamos em fevereiro, faltam uns dias para o Ano Novo. Antes, a turma se reunia, jogava, bebia, paquerava. Este ano, quem sabe como será.

“Chaminé, só digo uma coisa: não faço furtos. Isso não é coisa de homem”, Li Dan tem princípios; quer algo, vai buscar, mas não roubar.

Chaminé ri, joga a cinza e diz: “Claro, você não é qualquer um. Pergunto: teria coragem de matar alguém?”

“Depende da pessoa; gente comum, teria, mas não faria”, Li Dan responde direto.

Se o ambiente não fosse escuro, veria o sorriso frio de Chaminé, que diz: “Claro. Vou ser franco: fui contratado para punir alguém, não tirar a vida, só causar dano. Tem coragem?”

“Hora, lugar, alvo, preço”, Li Dan joga o cigarro e pergunta.

“Você é inteligente. Ligue a luz”, diz Chaminé. Li Dan obedece; a luz amarela preenche a casa, primeira vez em dias.

Chaminé pega uma foto e entrega. É um homem de uns cinquenta, baixinho, gordo, de terno preto, parece rico. Na foto, tira meleca, com vários anéis de ouro.

“Amanhã, às quinze horas, Hotel Imperial da Pérola. Te levo lá. Ah, aqui está a ferramenta”, diz Chaminé, colocando a sacola sobre a mesa. Li Dan se surpreende; pelo tamanho, deve ter um metro, mas não é arma de fogo, só uma missão de punição.

Ao abrir, vê que é um taco de beisebol. Testa, sente que é bom de usar, deixa ao lado e diz: “Sem problemas.”

Chaminé acha estranho: entregar a ferramenta e ele já coloca ao lado. Li Dan explica:

“Ferramenta de trabalho tem que estar à mão.”

No dia seguinte, por volta das dez da manhã, diante do Hotel Imperial da Pérola em Cantão.

Um carro simples, modelo Xiali, estaciona perto do hotel desde as nove. Li Dan observa a entrada pelo vidro; Chaminé fuma ao volante.

“O preço já está acertado: dez mil. Ao concluir, recebe. Depois, volte para casa, eu entrego o dinheiro.”

Li Dan ignora, atento à porta, esperando o alvo. Não sabe quem é, nem o motivo; não precisa saber, precisa sobreviver. Quem paga, manda.

Nunca hesitou; desde que Chaminé propôs, aceitou. Por quê? Sem saída; não vai virar garoto de programa. Shaoyu já disse: se há chance, faça. Li Dan nunca esqueceu.

“Sem problemas, você manda”, Li Dan responde.

Chaminé olha e sorri.

“Vá, circule e não chame atenção.” Ele apaga o cigarro.

Li Dan acena, pega a sacola, sai. Chaminé observa do carro, ri e liga o motor.

A rua é movimentada, cheia de carros e pedestres. Li Dan atravessa, vai ao outro lado, uma joalheria com um grande espelho, perfeito para ver a porta do hotel.

Ao entrar, fica impressionado: jóias por toda parte, relógios, alianças, cada uma custa dois anos de salário.

“Senhor, deseja algo?” A atendente pergunta friamente; educada, mas o tom é duro. Li Dan ignora, examina uma vitrine, vê um relógio bonito, apesar de não entender as inscrições em inglês.

O preço: oito mil e seiscentos! Por oito mil, arrisca-se por dez mil, e o relógio consome tudo. A vida será sempre apertada. Observa o relógio, mas fica atento ao espelho.

“Se quiser, posso mostrar”, diz a atendente, achando que ele não vai comprar e logo desistirá.

Mas erra: Li Dan concorda, levanta e pede: “Sim, mostre!”

Ela se surpreende, pega o relógio, achando que fechou uma grande venda.

Li Dan examina o relógio de perto: “Belo objeto, muito belo...” Fala, olhos brilhando. A atendente anima-se, crente na venda.

“Pena que não posso comprar”, Li Dan diz, jogando-a do auge ao chão. Olha para o espelho e vê o alvo sair do hotel, acompanhado de uma mulher exuberante, ambos íntimos.

É o homem da foto!

Li Dan devolve o relógio e sai. A atendente resmunga: “Caipira!”

O homem despede-se da mulher, que entra num carro esportivo vermelho após beijá-lo. Ele ri, apertando o traseiro dela; ela finge raiva e bate no ombro dele antes de entrar no carro.

Li Dan observa, vê que ninguém o nota, e caminha tranquilamente, parecendo turista.

O homem vai ao Mercedes preto; Li Dan, sem pressa, atravessa, entra numa loja de pães, compra dois grandes, nem pede embalagem, come direto.

“Droga, polícia!” Chaminé, no carro, vê dois policiais na rua, ainda não notaram Li Dan.

“Tomara que só percebam depois da ação, senão perdi tudo!”

O homem chega ao carro, pega as chaves, Li Dan se aproxima comendo, observa o entorno, sem perceber os policiais atrás.

Chaminé está tenso, olhos fixos em Li Dan. “Rápido, aja, senão a polícia chega!”

“Senhor, por favor”, Li Dan chega ao homem que abre o carro, educado.

O homem olha, vê o jovem com uma bolsa, comendo pão de modo estranho. Franze o cenho, acha-o rude; nunca viu alguém comer pão assim na rua.

“O que quer?” O homem pergunta, irritado. Li Dan mantém o sorriso, oferece a bolsa. O homem entende que deve abrir a bolsa, e apesar de achar o jovem esquisito, mantém a pose.

O homem tosse, abre a bolsa; vê só um taco de beisebol. “Doido, trazendo taco de beisebol na rua!”

Assim, pensa que acabou, mas Li Dan espera. O homem pega o taco e comenta: “Jovens só pensam em brincar; deviam estudar mais. Se depender de vocês, o país está perdido.”

Nesse momento, os pães caem da mão de Li Dan; ele pega o taco, testa, enquanto o homem abre o carro e entra.

Em um instante, Li Dan ataca! Dá uma tacada forte na perna do homem — usa toda a força! Um baque surdo, certeza de fratura.

“Ah!” Um grito desesperado ecoa na rua. O homem cai, segura a perna, rolando e gritando. Li Dan não para: golpeia mais três vezes, sempre sorrindo.

Deixa o taco, olha ao redor, vê os policiais a vinte metros, ainda não perceberam. Dá um resmungo, põe as mãos nos bolsos e sai rápido, desaparecendo entre a multidão.

“Senhor, o que houve? Está bem?” Pouco depois, os policiais veem o homem e correm para socorrê-lo.

“Ah, fui atacado, ai!” O homem está pálido, gemendo.

“Como era? Para onde foi?” Os policiais perguntam. O homem, em dor, aponta para onde Li Dan foi: “Camisa branca, vinte e poucos anos!”

-----------------------------------

http://bbs..com/bbs_forum.do?forumID=33

Esse é o fórum especial para o velho Yun, espero que todos visitem quando possível. Os fóruns de Xuehong, Yan Yu Jiangnan e Jiutu também estão abertos, apoiem eles também.