Capítulo 149: Envie-o para o trabalho forçado
O Coelho Saltitante não estava na Aldeia da Família Gao há muito tempo. Embora já ouvisse os aldeões falarem sobre o Venerável Celestial há algum tempo, nunca o tinha visto manifestar seu poder com os próprios olhos, mantendo sempre uma certa incredulidade, em cima do muro.
Mas esta foi a primeira vez que testemunhou pessoalmente uma manifestação divina.
Um tamanho tão grande de seta no chão... Quão colossal seria a força necessária para afastar as pedras espalhadas e desenhar um indicador tão imenso?
O Coelho Saltitante lembrou-se de repente: quando espreitou Gao Chuwu a praticar os seus socos, fora empurrado pelas costas por algo... Aquilo... não teria sido...
— Ah, ah, ah!
Tomado por um susto terrível, o Coelho Saltitante desabou no chão com um baque, prostrando-se como uma criança apanhada a fazer maldade que, após uma tunda de varas da mãe, implora por perdão de joelhos: — Venerável Celestial, eu estive mal. Eu não devia ter tentado aprender a arte dos outros, por favor, poupe este humilde servo.
Li Daoxuan já lhe tinha dado uma lição antes e, como não se pune o mesmo crime duas vezes, recolheu a mão com um sorriso.
O Coelho Saltitante ficou de bruços por alguns segundos e, ao ver que o Venerável Celestial não o castigava, soltou um suspiro de alívio, erguendo-se num pulo: — Irmãos, sigam o vosso senhor Coelho! Com a orientação do Venerável Celestial, certamente vamos recuperar os pertences do Velho Quatro de Pedra.
O moral disparou entre os trabalhadores temporários: — Que o Venerável Celestial nos proteja!
O Coelho Saltitante assumiu a liderança, disparando na direção apontada pela seta. O grupo de trabalhadores logo atrás o acompanhava, enquanto a seta, após cada trecho, ajustava ligeiramente a direção, guiando o grupo até o outro lado da encosta.
De longe, o Coelho Saltitante avistou várias pessoas acampadas ao redor de uma fogueira, a preparar carne assada, e berrou: — Ei, bandidos estúpidos de uma figa, ousando mexer com o povo da nossa aldeia e ainda roubar as nossas coisas?
Provemos a espada deste vosso criado!
Sacando a sua espada enferrujada num movimento rápido, avançou para o ataque.
As pessoas junto à fogueira sobressaltaram-se, levantando-se apressadamente e agarrando paus de madeira.
O Coelho Saltitante aproximou-se em dois ou três passos, rugindo a plenos pulmões: — A! ESPADA! SUPREMA! DO! COELHO!
Com a espada enferrujada erguida, desferiu um golpe amplo e cortou para baixo...
Antes que o brilho da lâmina chegasse, tropeçou numa pedra e estatelou-se no chão com estrondo.
Os trabalhadores que vinham atrás avançaram em massa, pisando vários deles em cima das costas do infeliz...
Quando o Coelho Saltitante se levantou a resmungar com dores, descobriu que os trabalhadores já tinham derrubado e subjugado os cinco bandidos. O Quatro de Pedra recolhera a carne e o saco de farinha do meio do mato, abraçando-os firmemente contra o peito.
O Coelho Saltitante: "..."
Pensava que se tinha ridicularizado e que passaria a ser desprezado pelos companheiros, mas, para sua surpresa, os trabalhadores voltaram-se para ele com olhares cheios de expectativa: — Senhor Coelho, estes bandidos estúpidos já foram contidos e reavemos a mercadoria. O que devemos fazer a seguir?
Hein? Continuam a chamar-me de senhor Coelho?
O Coelho Saltitante recuperou o ânimo e, empunhando a espada enferrujada, caminhou altaneiro até aos cinco criminosos.
Ficou a encarar o grupo durante um bom bocado antes de disparar: — Vocês, sem nada para comer por causa da fome, decidiram roubar-nos?
Os cinco bandidos baixaram a cabeça, amedrontados. Que tempos eram aqueles? Roubar comida aos outros significava que mereciam ser espancados até à morte, e temiam tanto que uma palavra errada lhes custasse a vida sob os paus dos trabalhadores, que nem ousavam responder.
O Coelho Saltitante continuou: — Heróis dos rios e lagos roubam os ricos para ajudar os pobres, isso é aceitável, mas roubar os pobres não é correto, pois não? Olhem bem, olhem só...
Puxou o Quatro de Pedra para a frente, apontando-o aos cinco: — Este irmão também é um homem pobre. Vejam quão rota está a sua roupa e quão escassa é a comida que carrega, destinada a pagar a propina para aprender uma arte marcial. Como tiveram a coragem de lhe roubar? Se queriam mesmo saquear, deviam marchar para a capital e assaltar o velho imperador! Aí sim, eu considerá-los-ia cinco verdadeiros heróis e ter-vos-ia respeito.
Os cinco mantiveram a cabeça baixa. Segundos depois, um deles perdeu a paciência e retorquiu: — Já que és tão valente, porque não vais tu assaltar o imperador? Só sabes mandar-nos a nós?
O Coelho Saltitante: "..."
A pergunta deixou-o completamente atónito. Bem, na verdade, ele planeava juntar-se ao irmão Wang Er para conquistar o mundo e, eventualmente, saquear o velho imperador, mas, ao chegar a esta Aldeia da Família Gao, nem sabia porquê, tinha acabado por começar a trabalhar como operário.
Ora essa?
O que se passa aqui?
Eu, o ilustre herói Coelho Saltitante, vim parar aqui a carregar tijolos e a fazer biscates?
A espada enferrujada caiu das suas mãos com um tinido estridente. O Coelho Saltitante agarrou a cabeça e agachou-se, com a sua sanidade mental a sofrer danos catastróficos, incapaz de raciocinar por momentos.
Vendo que o seu "líder" tinha caído e parecia completamente inútil, os trabalhadores decidiram decidir o destino dos prisioneiros entre si: — Ó Quatro de Pedra, eles bateram-te, diz-nos tu o que devemos fazer.
O Quatro de Pedra hesitou: — Hein? Eu... eu não tenho categoria para isso.
— Apenas dizes se os vamos esbofetar ou se os soltamos.
O Quatro de Pedra ponderou: — O Venerável Celestial... deve estar a observar lá do alto. Devemos consultar a opinião do Venerável Celestial.
O grupo de trabalhadores fitou o céu com olhares suplicantes.
No entanto, Li Daoxuan não tinha a menor intenção de emitir ordens. Se tivesse de se meter em ninho de caricas destas, quando o seu território expandisse, acabaria por morrer de aborrecimento. Os seus pequenitos também precisavam de exercitar o cérebro.
Como não receberam directivas divinas, os trabalhadores foram obrigados a pensar por si mesmos. A botar a cuca a funcionar, com pensamentos a fluir, acendeu-se de repente uma lâmpada imaginária sobre a cabeça do Quatro de Pedra: — Já sei! Trabalho correcional! Aquela gente na aldeia de reeducação pelo trabalho não são criminosos? Estão a pagar os seus pecados através do suor do seu trabalho! Estes cinco devem ser levados e atirados para lá.
Os restantes trabalhadores exultaram: — Tem toda a razão, assim deve ser.
Assim, o grupo encarregou-se de escoltar os cinco malfeitores de volta. Ao passarem pelo Coelho Saltitante e virem-no ainda agachado no chão com um ar completamente perdido, o Quatro de Pedra estendeu-lhe a mão a prumo: — Senhor Coelho, vamos voltar para casa.
O Coelho Saltitante murmurou uma resposta indistinta, apanhou a espada ancestral com ar de alma penada e seguiu os companheiros de volta à Aldeia da Família Gao.
Ao ver que tinham tomado a decisão correta, Li Daoxuan sentiu-se bastante satisfeito. É assim mesmo que se faz. Basta dar-lhes o exemplo adequado; eles precisam de aprender a expandir o raciocínio por conta própria. No futuro, usarão este mesmo modelo para lidar com os transgressores da lei, formando gradualmente uma nova consciência jurídica distinta do Código da Grande Dinastia Ming.
Uma consciência legal era algo absolutamente indispensável!
Há um ditado admirável que o resume bem: caminhar pelas ruas de uma cidade moderna sem que os transeuntes nos ataquem com sabres não se deve ao facto de todos serem santos, mas sim porque todos estão sujeitos ao jugo da lei.
Os trabalhadores conduziram os cinco criminosos até à aldeia, entregando-os à guarda junto ao portão da fortificação. Após relatarem o sucedido a Trinta e Dois, este concordou plenamente com o veredito: — Muito bem, atirem-os os cinco para a aldeia de reeducação.
Os trabalhadores empurraram os prisioneiros para dentro da zona de reeducação e abandonaram-nos à sua sorte.
Os cinco bandidos permaneceram parados à entrada, completamente estupefactos. Pensavam que tinham os dias contados, mas, por alguma razão misteriosa, foram simplesmente largados ali sem vigilância.
O que significava aquilo?
Incapazes de compreender a situação, não sabiam se deviam agir ou fugir.
Enquanto ainda se mantinham atordoados, um dos reeducandos aproximou-se acenando-lhes: — Vocês os cinco vieram para a reeducação? Vi os trabalhadores a pontapear-vos para aqui. Venham cá, sou uma boa alma e vou ensinar-vos as regras da casa.