Capítulo 2: A conquista da herança
Página (1/3)
Zé da Serra procurou a Tia Quatro. Ela era, além da Dona Miao, a pessoa mais generosa com sua família, sempre os ajudava quando podia.
— Seu bobo, onde você foi parar? Como anda por aí feito um doido? Procurei tanto por você! — Tia Quatro olhou para Zé da Serra com uma repreensão carinhosa.
— Hehehe, Tia Quatro, saí para pedir doce! E você, me procura por algum motivo? — Zé da Serra respondeu com seu jeito ingênuo.
Ele costumava vagar pela aldeia, sendo chamado com frequência para trabalhos pesados, já estava acostumado. Tia Quatro não pensou muito e disse:
— Sua cunhada colheu milho na roça e não consegue carregar. Pediu para você ajudar a trazer.
— Ah, ah, já vou! — Ao ouvir, Zé da Serra pegou uma vara de bambu das mãos de Tia Quatro e saiu correndo.
Dona Miao vivia na casa ao lado da dele. Desde que sua irmã foi trabalhar na cidade, era Dona Miao quem cuidava das refeições de Zé da Serra. Ele sabia distinguir quem lhe era realmente bom ou ruim.
Logo, ele caminhava pela encosta em direção à plantação de milho da cunhada. Foi então que um grito agudo, misturado de sensualidade e desespero, ecoou pelo ar.
— Ai... maldito, você me machucou! Quer acabar comigo? Socorro... socorro!
Ao ouvir isso, Zé da Serra estremeceu. Olhou para o local de onde vinha o som.
Avistou, não longe dali, um homem e uma mulher lutando entre os arbustos. A mulher claramente não era páreo para o homem, sendo mantida no chão, gritando alto.
A luta era intensa, as figuras se misturavam.
— Droga, ela está em perigo — pensou Zé da Serra. Apesar de ser considerado bobo, sabia que não era correto agredir uma mulher.
Diante dos gritos, seu sentimento de justiça aflorou. Agitou a vara de bambu no ombro e correu até o local.
Ao chegar, viu o homem sobre a mulher, sem intenção de soltá-la. Zé da Serra acertou a vara na cabeça do homem.
— Ai! Quem foi o desgraçado que me acertou?
O homem virou-se furioso. Era o prefeito, João Rico.
Ao reconhecer Zé da Serra, o tolo da aldeia, João Rico ficou ainda mais irritado.
A mulher rapidamente puxou a saia ao seu lado e cobriu-se, mas era tarde demais, Zé da Serra já tinha visto tudo.
A mulher era conhecida como Ana Bela, esposa de Zé Fortuna, comerciante de produtos da serra. Tinha trinta e cinco ou trinta e seis anos, corpo esguio, porém com quadris grandes e marcantes; ao andar, balançava de um lado para o outro, chamando atenção de todos os homens da aldeia.
Muitos não resistiam ao seu charme.
Ao ver Ana Bela, Zé da Serra não pôde evitar engolir em seco, especialmente ao olhar para cima.
Sua cunhada, ao amamentar Dudu, tinha uma aparência parecida.
Página (2/3)
Mas ele ficou intrigado: por que o prefeito estava brigando com Ana Bela? Não eram tão próximos?
Confuso, Zé da Serra falou:
— Prefeito, não pode bater em mulher! Se fizer isso, conto tudo para Zé Fortuna!
João Rico, com a cabeça latejando de dor, irritou-se ainda mais; estava num momento delicado quando foi interrompido pelo bobo.
— Seu idiota, quem mandou você me bater? Não acredita que sou capaz de acabar com você?
Pegou uma pedra do chão e ameaçou jogar em Zé da Serra.
Ana Bela, temendo o pior, segurou o prefeito.
— Que isso! Vai acabar matando alguém!
João Rico, com o rosto sombrio, respondeu:
— E agora? Ele viu tudo. Se contar para alguém, minha reputação está perdida.
Como líder da aldeia, não podia deixar que tal escândalo se espalhasse, sob o risco de perder o cargo.
Além disso, se Zé Fortuna soubesse que ele estava com sua esposa, viria com o facão de quarenta metros para se vingar.
— Não se preocupe, ele não entende essas coisas — Ana Bela não parecia preocupada.
— Você não sabe de nada! Se esse bobo sair por aí dizendo que estávamos brigando sem roupas, todo mundo vai perceber o que aconteceu!
Só então Ana Bela percebeu a gravidade.
Seu marido, Zé Fortuna, vivia viajando para comprar mercadorias, voltava raramente. Ela, já com mais de trinta, sentia-se insatisfeita com noites solitárias, e acabou se envolvendo com o prefeito.
Naquele dia, pensaram que estavam sozinhos e tentaram algo mais ousado, mas foram flagrados por Zé da Serra, o que era um azar tremendo.
Ana Bela perguntou:
— E agora, o que vamos fazer?
João Rico, com expressão maldosa, disse:
— Já que ninguém está por aqui, posso dar um fim nele!
Zé da Serra era órfão desde pequeno, os pais desapareceram sem deixar rastro, e vivia com a irmã.
— Matar? Isso é crime! — Ana Bela empalideceu.
— Não se preocupe, se eu agir sem deixar pistas, ninguém saberá. Atrás da montanha tem um rio que vai direto ao mar. Posso atraí-lo até lá, acabar com ele e jogar o corpo no rio.
João Rico planejava tudo, pensando que, com Zé da Serra morto, teria acesso à irmã dele, tão bonita e solitária.
Decidido, trocaram olhares.
João Rico sorriu para Zé da Serra e perguntou:
— Bobo, me diga, o que faz aqui no meio do dia?
Zé da Serra sorriu e respondeu:
— Dudu está sem leite, minha cunhada me mandou buscar cogumelos selvagens para fortalecer ela.
João Rico sorriu:
— Bobo, eu sei onde tem muitos cogumelos selvagens! Quer ir até lá? Posso te levar!
— É verdade, eu também vi, tem bastante mesmo! — Ana Bela, temendo que Zé da Serra não acreditasse, apoiou a ideia.
Mas não precisava se preocupar; o pensamento de Zé da Serra era diferente.
Ele concordou sem hesitar:
— Quero ir!
— Ótimo! Vamos lá! — João Rico, radiante, foi à frente.
Os dois subiram a montanha, atravessaram a encosta e adentraram a mata densa.
Uma hora depois, chegaram a uma trilha estreita.
No sopé, corria um grande rio chamado Rio Dragão de Jade.
Página (3/3)
A correnteza era forte, o som das águas ensurdecedor.
Zé da Serra, um pouco confuso, perguntou:
— Tio Rico, para onde estamos indo? Não vi cogumelos selvagens.
João Rico exibiu um sorriso diabólico, o rosto tomado pela intenção assassina.
Apontou à frente:
— Bobo, está cego? Olhe ali, são cogumelos selvagens!
Zé da Serra voltou-se e procurou com atenção.
Mas João Rico já havia se aproximado sorrateiro, levantando uma enorme pedra.
Com um golpe, acertou a testa de Zé da Serra.
O sangue jorrou.
Na trilha deserta, ecoou um grito terrível de Zé da Serra.
Com dificuldade, ele virou-se e balbuciou:
— Tio Rico, você...
[Se quer culpar alguém, culpe a si mesmo, seu idiota, por ver o que não devia. Morra!]
[Na próxima vida, reencarne numa boa família, não seja um bobo.]
Com isso, João Rico deu um chute que lançou Zé da Serra montanha abaixo.
O bobo rolou até o rio, sendo engolido pelas águas furiosas, desaparecendo sem deixar vestígios.
Após tudo, o prefeito jogou também a pedra ensanguentada no rio, limpou as mãos e resmungou:
— Bobo, não se preocupe, cuidarei bem da sua irmã! Hehehe!
Dito isso, saiu como se nada tivesse acontecido.
Matar Zé da Serra foi como esmagar uma formiga.
Quanto a Zé da Serra, após afundar no rio, não morreu imediatamente.
Foi levado por um enorme redemoinho; seu sangue foi absorvido por uma pequena pedra escondida entre as areias.
A pedra brilhou intensamente, transformando-se em um ponto de luz que voou para o cérebro de Zé da Serra.
Em meio à confusão, ele se viu num mundo desconhecido, diante de um dragão azul gigantesco, tão grande quanto uma montanha, com aparência semelhante ao Monte Dragão de Jade.
— Escolhido, sou o espírito protetor do Monte Dragão de Jade, a alma do dragão. Agora lhe transmito conhecimentos supremos. Use-os com sabedoria, proteja esta terra.
Dos olhos do dragão, dois feixes dourados atingiram Zé da Serra.
Imediatamente, ele foi envolto por uma força imensa, que percorreu seu corpo, restaurando suas feridas num instante.
De repente, abriu os olhos, que reluziam em ouro, e nadou rapidamente para a margem.
Estranhamente, uma força invisível parecia afastar as águas turbulentas, facilitando seu caminho.
Ao chegar à margem, sentou-se na relva, respirando ofegante.
Sua mente começou a organizar o que havia recebido.
A herança era vasta: artes marciais, medicina, fisionomia, feng shui, astrologia, entre outros.
E duas técnicas celestiais: O Decreto da Chuva Espiritual e A Arte de Exploração da Terra.
Por ora, Zé da Serra dominava apenas O Decreto da Chuva Espiritual e medicina.