Capítulo Treze: A Pequena Feiticeira e o Rato
— Espere, você também sabe preparar poção para animais de estimação?
Ao ouvir isso, os olhos de Cedrico brilharam e ele exclamou:
— Então, no futuro, posso pedir a você para cuidar da poção do meu mocho?
— Claro que pode — respondeu Kael, lançando um olhar para a coruja-da-mata-acinzentada sobre a prateleira ao lado. — Mas corujas não são como ratos; as poções para elas são mais complicadas. Preciso cobrar nove moedas de prata.
— Não ache caro — continuou ele —, esse é o preço do mercado. Além disso, minha receita veio direto de Newton. As poções que preparo são muito melhores do que as que se encontram por aí. Vale cada centavo.
— Hum... — Cedrico assentiu.
De fato, em Beco Diagonal, a poção mais barata para corujas custa pelo menos nove moedas de prata, e as melhores chegam a um galeão. Se a receita de Kael veio mesmo de Scamander, é realmente um ótimo negócio.
No entanto...
— Não dá para fazer um desconto? — Cedrico pediu, meio envergonhado. — Somos amigos, não é? Um desconto seria justo.
Na verdade, Cedrico queria muito bater na mesa e comprar sete ou oito frascos de uma vez, mas, no segundo ano, sua mesada era bem limitada. A vida em Hogwarts incluía moradia e alimentação, mas despesas com penas, tinta, pergaminho e outras miudezas não eram poucas. No fim do semestre, o dinheiro mal dava para o básico. Se economizasse e evitasse gastos desnecessários, ainda poderia guardar alguma coisa, mas quem nunca acha que precisa de mais galeões? Conseguir um desconto seria ótimo.
Vendo o olhar esperançoso de Cedrico, Kael coçou o queixo, pensativo, e assentiu:
— Tem razão, somos amigos. Não posso cobrar o preço do mercado.
— Não é? — Os olhos de Cedrico brilharam ainda mais.
— Então, vejamos... — Kael mordeu o lábio, ergueu um dedo e disse: — Só precisa pagar isso aqui.
— Uma moeda de prata? — Cedrico perguntou, surpreso.
Kael balançou a cabeça:
— Não, um galeão.
Cedrico ainda sorria, mas seu tom mudou:
— Um... um galeão? Isso é desconto?
— Claro! Estou cobrando vinte vezes o valor base — disse Kael, fingindo seriedade. — Veja bem, em Hogwarts, tirando os riquinhos da Sonserina, quem mais gastaria um galeão numa poção para coruja? O negócio é difícil. Agora que finalmente tenho um cliente certo, que não vai sair reclamando, preciso aproveitar.
Cedrico ficou pasmo e, ao olhar para Kael, seus olhos tremeram de incredulidade. Que sem-vergonhice! Como alguém dizia algo assim, na cara dura? E ainda mantinha esse ar de razão... Não tem nem um pingo do senso moral básico de um bruxo.
Tremendo de raiva, Cedrico respirou fundo:
— Kael, você vai acabar em Azkaban.
— Aceito seu voto de confiança — respondeu Kael, erguendo as sobrancelhas, completamente despreocupado. — Então, quer ou não a poção para coruja?
— Quero... — Cedrico respondeu, rangendo os dentes.
Quando ele ia pegar o dinheiro, a porta do vagão se abriu novamente.
Uma figura pequena entrou, meio nervosa. Era uma menina muito bonita, com cabelos castanhos presos em duas marias-chiquinhas e o rosto redondo com um restinho de bochecha de criança. Parecia também uma aluna nova.
Hã?
Kael e Cedrico se entreolharam.
Veio te procurar?
Eu não a conheço!
Embora nenhum dos dois dissesse nada, entenderam perfeitamente o que o outro queria dizer, pois pensavam exatamente a mesma coisa.
Entendendo o recado, Kael voltou a olhar para a menina e perguntou, curioso:
— Entrou no vagão errado?
A menina parecia tímida e, com a pergunta, quase saiu correndo, mas se conteve e balançou a cabeça:
— N-não, não errei. Eu vim procurar você.
— Procurar a mim? — Kael ficou ainda mais intrigado, certo de que não a conhecia.
Ignorando o olhar zombeteiro de Cedrico, Kael continuou:
— O que você quer comigo?
Enquanto falava, lançou outro olhar à menina. Realmente não a conhecia. Além disso, ela não se parecia nem um pouco com Chris, então podia descartar aquelas situações novelescas, como descobrir uma irmã antes de começar as aulas.
— Bem... Eu ouvi, sem querer, a conversa de vocês no corredor.
A voz da garota era suave e baixa. Com medo de ser mal interpretada, se apressou em explicar:
— Por favor, não me levem a mal. Não estava escutando de propósito. É que aquele monitor ruivo esqueceu de fechar a porta, foi sem querer...
Kael, porém, não se importou, acenando com a mão:
— Não tem problema. Continue.
O Expresso de Hogwarts era famoso pela péssima acústica. Mesmo com a porta fechada, ainda dava para ouvir os gritos no corredor. O contrário também era verdade. E, quando Percy esteve ali, ninguém se preocupou em sussurrar. Era normal que alguém ouvisse.
Aliviada, a menina respirou fundo, enfiou a mão no bolso e tirou de lá um rato grande e cinzento.
Kael olhou para a cena, sentindo um estranho déjà vu, como se tivesse acabado de passar por algo idêntico.
Ah, claro, Percy também tirou seu rato assim há pouco. Os gestos eram quase idênticos, e até o rato era do mesmo tipo.
Um clássico revisitado?
Ao pensar nisso, Kael sentiu um aperto no peito e, instintivamente, olhou para o animal. Todas as patas estavam ali. Era apenas um rato normal.
Kael se repreendeu com um sorriso. Estava ficando paranoico. Não havia tantos animagos ilegais no mundo bruxo, e, mesmo que houvesse, não se esconderiam todos como ratos entre jovens bruxos. Um Pedro Pettigrew já era suficiente.
Mais calmo, Kael já imaginava o motivo da visita da menina e perguntou, testando:
— Então, você quer comprar poção para rato?
Ela estava com o rato, mencionou Percy, e nossa conversa era toda sobre poções para animais de estimação... Não podia ser outra coisa.
— Pode ser? — A garota assentiu, os grandes olhos brilhando de esperança para Kael. — Já comprei várias no Beco Diagonal, mas não funcionaram muito bem.
— Claro, será um prazer — respondeu Kael, sorrindo sincero por finalmente ter uma cliente. — Espere só um instante, vou buscar.
— Ah, eu sou Kael Chopper, calouro também. Pode me chamar de Kael.
— Co... Cona — disse a menina, corando levemente. — Cona Príncipe.