Capítulo 51: Olhos-Negros: Fica comigo e vais ver, entende?
«Qi Xiaoyu, sê um bom rapaz e vem comigo para casa, e nem penses em fugir pelo caminho.»
O Cego foi o primeiro a descer do iate, com os dedos compridos a manusearem com displicência um telemóvel que parecia vulgar, mas que na verdade era impossível de encontrar à venda no mercado, exibindo uma textura prateada e linhas fluidas.
Ele guardou o telemóvel no bolso com naturalidade e, logo de seguida, soltou uma gargalhada fria: «Se voltares a fugir, acabo por te trancar e levo-te comigo vinte e quatro horas por dia.»
«Vinte e quatro horas... quer dizer que vais estar a olhar para mim faça o que fizer? Irmão Cego, és demasiado implacável.» Wuyu vestia uma camisola branca e calças compridas, calçava um par de sapatilhas e seguia atrás do Cego de mãos a abanar, com o sobrolho levemente franzido.
Neste momento, ele não tinha sequer uma moeda consigo, estava completamente sem tostão, e o telemóvel tinha-lhe sido confiscado — era exatamente aquele que o Cego trazia guardado no bolso.
Além da roupa que vestia e de um esboço no bolso, não tinha absolutamente mais nada. Era o epítome da falência; fugir significava acabar a vaguear pelas ruas.
O que era ainda mais doloroso era o facto de o patrão Xie, dotado da sua habilidade suprema com o dinheiro, não estar apenas a fingir, mas estar mesmo zangado. Durante todo aquele percurso, não lhe tinha feito uma única chamada, e quando Wuyu ligava, ninguém atendia...
Wuyu não pôde evitar um suspiro, baixando ligeiramente o olhar.
«Portanto, não inventes modas para fugir de casa.» Wang Gordo deu uma palmadita solene no ombro de Wuyu e disse num tom sério e paternal: «Ainda bem que te cruzaste com o gordo...»
«Ehrn!» O Cego tossiu de propósito. Que história era aquela do Gordo se armar em esperto à frente dele e tentar tirar proveito do seu rapaz?
Wang Gordo corrigiu-se imediatamente, não por ser cobarde, mas para não dificultar a vida ao pequeno sol: «O gordo que sou eu... senão, se te cruzasses com alguém mal-intencionado, ias parar a sabe-se lá que paradeiro e nem davas por isso.»
Wuyu virou-se para olhar para o corpulento e alto Wang Gordo. Pelos traços da fisionomia, aquele homem também não parecia pertencer ao clube dos santos. Ele abriu um sorriso subtil e proferiu palavras implacáveis: «Irmão Gordo, não achas que, se eu me cruzasse com um homem mau, quem devia ficar aflito era o homem mau? Eu sou capaz de lhe arrancar os ossos.»
«Rapaz, o coração humano é traiçoeiro e nunca se sabe com o que contar. Por melhor que seja a tua força física, ela não te vale de nada se os outros jogarem sujo.» Wang Gordo puxou imediatamente um exemplo do mundo real, agarrando pela gola o Wu Xie que caminhava ao lado, o qual deu um passo em falso com o puxão e lhe lançou um olhar fulminante.
Wang Gordo argumentou com bases sólidas: «Olha para o Wu Xie. Salvou aquela florzinha da Ning, mas a Ning não só não lhe agradeceu a ponta de um corno, como virou-se contra ele e o espancou, deixando-o desmaiado durante várias horas e quase com uma concussão. Se nós não estivéssemos lá, a Ning era bem capaz de o ter aviado para o outro mundo.»
Wu Xie queria retrucar, mas, tendo em conta a tenra idade do rapaz, achou que, àquela altura da vida, era fundamental ter alguma consciência do perigo, pelo que acabou por acenar com a cabeça, derrotado: «...É verdade, temos de nos precaver contra as pessoas más. Ainda há bastantes malfeitores neste mundo.»
«Por exemplo, imagina que alguém se aproxima de ti com boas intenções, parecendo bondoso à superfície, mas que te envenena às escondidas, para depois te partir braços e pernas e te manter prisioneiro, sem te dar hipótese de fuga, sem te deixar viver mas sem permitir que morras, reduzindo-te a um mero rato de laboratório nas mãos de outro», disse a voz irónica do Cego, ecoando à frente: «Vês, meu pequeno Wuyu? O coração humano é verdadeiramente tenebroso; o mais seguro é mesmo ficares junto do teu irmão.»
Wuyu captou agudamente um toque de frieza distante na voz do Cego. Era algo raríssimo; de facto, à exceção daquela vez, onze anos antes, nunca tinha notado qualquer flutuação emocional invulgar no tom do Cego.
Nessa ocasião, o Cego e Zhang Qiling pareciam estar num impasse de causa incerta, olhando-se em silêncio enquanto, na divisão, apenas se ouvia o chilrear das cigarras do início do verão vindo do exterior.
Ao ver finalmente aparecer Wuyu, que espreitava agarrado ao batente da porta, o Cego abrira um sorriso nos lábios: «Mudo, tu tens os teus métodos e eu não me intrometo. Quanto a mim... também não te metas.»
Aquela frieza distante assemelhava-se a uma vaga de frio tardio na primavera.
Ao ouvir isto, Zhang Qiling não demonstrou grande reação, mantendo a expressão tão impassível como a água de um lago calmo. Soltou um «hum» seco e, com as suas pernas compridas, caminhou na direção do petiz agarrado ao batente.
Estendeu os braços para levantar a criatura fofa e perguntou, em voz baixa: «Estás com fome?»
«Isso é mais do que certo. Este pequeno antepassado precisa de comer cinco vezes por dia.» A voz do Cego recuperou o tom habitual e cínico, enquanto erguia a mão para beliscar a bochecha do pequeno Wuyu.
A atmosfera naquela divisão, antes como a superfície de um lago calmo, agitou-se com ondulações suaves quando uma brisa de primavera soprou, devolvendo-lhe a vida.
Agora, as palavras do Cego fizeram com que Wuyu desse mais alguns passos apressados para caminhar lado a lado com ele: «Irmão Cego, falas de coisas tão aterradoras. Já alguma vez te cruzaste com um vilão desses?»
Ao ouvir isto, o Cego esticou o braço para passar pelo ombro de Wuyu, assumindo uma postura de grande camaradagem: «Meu jovem, o que devias perguntar é qual seria o destino de alguém assim. Onde é que eu haveria de me cruzar com um indivíduo tão perturbado?»
Wu Xie e Wang Gordo olharam para as duas silhuetas — uma alta e outra mais baixa — à sua frente e balançaram a cabeça a rir em uníssono. Era mais do que óbvio que o Cego se estava a divertir a assustar o rapaz.
Wuyu entrou na brincadeira e perguntou: «E qual seria o destino de uma pessoa dessas?»
O Cego soltou uma risadinha divertida, deu uma palmadita no ombro do adolescente e disse, sem o mínimo decoro: «Isso nem se pergunta! De certeza que seria aniquilado pelos familiares da vítima. Gente dessa espécie não tem, com toda a certeza, um bom fim.»
Eram conversas para entreter crianças. Wuyu suspirou: «...A famosa lei de que o vilão morre sempre. Onde é que há assim tantos protagonistas neste mundo?»
«O nosso jovem camarada tem uma excelente perspetiva...!»
O grupo saiu do cais e chegou à entrada principal, onde um homem de meia-idade, vestido com uma t-shirt cinzenta e calças compridas, cumprimentou o Cego e lhe entregou um conjunto de chaves de automóvel. O seu olhar não demorou mais do que um segundo sobre Wuyu e os outros, denunciando o treino profissional que tinha recebido.
O Cego recebeu as chaves e, sem dizer nada, caminhou em direção a... uma carrinha comercial estacionada na berma da estrada.
Wuyu fixou o olhar na carrinha durante alguns segundos, e não sem razão: o veículo parecia... completamente decrépito, com o vidro traseiro direito estilhaçado e a carroçaria cheia de amolgadelas.
Aquela viatura modesta ficava francamente mal a cond