Capítulo 43: Jasmim/Jasmia
O táxi avançava em disparada, e o motorista, sentado à frente, comentou:
— Rapaz, quem diria que você teria tanta sorte! Mesmo assim conseguiu escapar!
Mateus não respondeu à pergunta do motorista. Ainda sentia o coração disparado; o que acontecera pouco antes fora realmente perigoso. E tudo aquilo também se devia àquelas garotas delinquentes...
Mateus soltou um longo suspiro.
Depois disso, o tempo passou depressa. Num piscar de olhos, já fazia dois meses que Mateus estava fugindo. Naquele curto período, o rapaz havia mudado bastante.
Naquela manhã, Mateus usava um avental amarrado ao peito e uma máscara no rosto. Segurava dois espetos de churrasco e os virava de um lado para o outro sobre as brasas diante dele. Durante aqueles dois meses, começara a vender churrasco usando o dinheiro de Milena.
O equipamento, porém, era bastante simples: apenas um carrinho comum, sobre o qual havia uma churrasqueira a carvão. Na lateral, ele colara uma grande folha de papel com os dizeres “Churrasco do Mateus”. Ao lado, fincara um enorme guarda-sol, que cobria tanto a barraca quanto as pessoas que se aproximavam.
Apesar da simplicidade da estrutura, seus ganhos eram bastante consideráveis. Em um dia de feira, conseguia faturar quase mil reais. A maioria dos clientes, contudo, eram garotas por volta dos vinte anos.
O motivo era evidente. Quase todos os dias apareciam moças da mesma idade que ele para pedir seu contato. O problema era que Mateus sequer tinha celular, muito menos algum meio de contato. Não era uma desculpa: realmente não tinha. Em dezoito anos de vida, quase nunca havia tocado em qualquer aparelho eletrônico, sendo praticamente igual àqueles idosos sem instrução que não sabiam usar um telefone.
Sem alternativa, as garotas iam embora um tanto decepcionadas. Ainda assim, continuavam voltando com frequência para comprar churrasco: primeiro, para ver o rapaz bonito; segundo, porque o sabor realmente era muito bom.
Também havia alguns idosos entre os clientes, embora fossem poucos. Em geral, eles não gostavam muito daquele tipo de comida. Porém, depois de provar, todos costumavam elogiar:
— Esses espetinhos são ótimos, de boa qualidade e baratos!
Ao ouvir tais elogios, Mateus não conseguia evitar uma sensação de felicidade. Era a primeira vez que alguém reconhecia seus esforços.
Assim, todos os dias ele vendia churrasco na feira. Mateus gostava daquela vida. Sentia-se ocupado, realizado, e os dias pareciam seguir pouco a pouco em uma direção melhor.
Sua barraca permanecia aberta até por volta das duas da tarde. Quando o sol já estava alto no céu e os vendedores ao redor começavam a desmontar seus próprios pontos, Mateus também iniciou a arrumação. Apagou as brasas, fechou o grande guarda-sol e, mancando, empurrou o carrinho pelo caminho de volta para casa.
A casa de Mateus não ficava muito longe dali. Ainda assim, por causa de sua condição, normalmente precisava caminhar por algum tempo até chegar.
Enquanto isso, do outro lado, uma garota esperava diante da porta de casa, mantendo os olhos fixos na esquina. Parecia ter cerca de vinte anos e era bastante bonita.
Tinha quase um metro e setenta de altura. Vestia uma jaqueta jeans azul sobre uma camiseta branca, calça jeans preta e chinelos cor-de-rosa nos pés claros. O cabelo caía solto sobre os ombros.
Aquela era a mesma mendiga que vinha acompanhando Mateus.
Ninguém imaginaria que a pedinte de roupas esfarrapadas pudesse ser uma moça tão bonita. Embora não fosse tão bela quanto Vitória e Milena, também não era nada comum. No meio de uma multidão, certamente seria alguém que chamaria atenção à primeira vista.
Ela continuava encarando a esquina até avistar o rapaz surgindo aos poucos, empurrando a barraca. No instante em que o viu, um sorriso iluminou seu rosto. Havia algo reconfortante naquele sorriso, como uma brisa suave de primavera; era impossível não se sentir bem ao vê-lo.
A garota correu até Mateus e começou a ajudá-lo a empurrar o carrinho. Ao olhar para ela, Mateus não resistiu e afagou de leve sua cabeça.
Mateus havia alugado uma casa ali. O lugar não era grande, mas era perfeito para os dois. Os vizinhos eram calorosos e haviam recebido muito bem aqueles novos moradores.
Quando chegaram ao pequeno lar aconchegante que dividiam, deixaram o carrinho diante da porta. Em seguida, a garota puxou Mateus para dentro e trouxe a comida que havia deixado aquecendo.
Depois de tantos anos, o rapaz experimentava novamente a sensação de ter um lar: alguém esperando por ele, preparando uma refeição saborosa para recebê-lo.
A garota então perguntou:
— Está gostoso? Fui eu que aprendi a fazer.
Mateus assentiu e respondeu com um sorriso:
— Está delicioso! O sabor está ótimo!
Ao ouvir o elogio, o rosto da garota ficou corado, revelando um pouco de timidez. Ao mesmo tempo, porém, havia certo desejo possessivo em seu olhar quando fitava o rapaz.
Mateus disse:
— Jasmim, depois continue me ensinando a ler e escrever. Quero terminar logo tudo o que preciso aprender!
Não fazia muito tempo que os dois haviam chegado àquele lugar, mas aos poucos começaram a se conhecer melhor. A garota se chamava Jasmim e tinha o apelido de Maya. Tinha dezessete anos e algum conhecimento escolar.
Ao descobrir que ela sabia ler e escrever, Mateus pediu que o ensinasse. A sensação de não ter instrução era insuportável. Jasmim não recusou; aceitou imediatamente. Os dois haviam passado por experiências semelhantes e, por isso, se davam muito bem.
No começo, tudo correu normalmente. Porém, com o passar do tempo, Mateus percebeu que Maya parecia nutrir sentimentos especiais por ele. Quando lhe ensinava a ler, aproximava-se de propósito e, vez ou outra, inspirava profundamente junto ao seu pescoço.
Mas o que mais passava dos limites era o fato de Maya, durante a madrugada, sair sorrateiramente de sua cama e se deitar na dele. Às vezes, chegava até a beijá-lo.
Mateus, entretanto, não dava importância. Achava aquilo perfeitamente normal. Afinal, Maya havia perdido a família e, naquele momento, os dois dependiam um do outro para sobreviver. De certa forma, haviam se tornado a família um do outro.
Provavelmente, Maya apenas sentia por ele a dependência e o apego que se tem por um parente. Era por isso que agia daquela maneira...